Noções relacionadas à solidão e à sensação de pertencimento a uma comunidade permeiam todo o espetáculo “What Problem?”, da Bill T. Jones/Arnie Zane Company, que abre o 40º Festival de Dança de Joinville no dia 17 de julho. E para abordar o tema, a companhia estadunidense convidou ao palco do Centreventos Cau Hansen pessoas da própria comunidade.
Um processo seletivo divulgado pelas redes sociais do evento recebeu 87 inscrições de interessados em “formar” a comunidade representada no espetáculo. Na inscrição, todos falaram sobre suas vivências, histórias e sobre as expectativas para o próprio espetáculo, que aborda questões de raça, sexualidade, luta de classes e imigração.
- Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: Grupo de Joinville
Ao todo, 26 inscritos foram selecionados pelo Festival junto à companhia estadunidense. Entre eles, estão pessoas que começaram a dançar há pouco tempo, inclusive com experiências no teatro e nos esportes, além de bailarinos já conhecidos da plateia joinvilense, como Erika Rosendo, eleita a melhor bailarina do Festival em 2008.
O espetáculo é dividido em três partes. Na primeira, o renomado coreógrafo, diretor e bailarino Bill T. Jones surge sozinho, em uma reflexão sobre a solidão. Na segunda, ele é acompanhado de bailarinos da própria companhia e, por fim, na terceira, se juntam a eles as pessoas selecionadas para o espetáculo, contribuindo para as noções de isolamento e redenção em uma comunidade.
Os selecionados para compor o espetáculo junto à companhia ensaiam com a produção em Joinville nos dias anteriores ao evento. A Bill T. Jones/Arnie Zane Company, aliás, destaca que cada espetáculo é único para cada comunidade, utilizando improvisação e, por vezes, falas e cantos. Já as inspirações para a montagem são diversas, a exemplo do filme “Do Fundo do Mar” (2020); do texto do discurso “I Have a Dream”, de Martin Luther King Jr.; e do livro “Moby Dick”, de Herman Melville. A criação e direção de “What Problem?” são de Bill T. Jones, que acumula inúmeros prêmios, dentre eles, dois Tony Awards e o Officier de l’Ordre des Arts et des Lettres, concedido pelo governo francês; e diversos reconhecimentos, como ter sido elencado como um dos 22 negros americanos proeminentes no documentário da HBO “The Black List”. A Bill T. Jones/Arnie Zane Company nasceu em 1982, de uma colaboração de 11 anos entre Bill T. Jones e Arnie Zane (1948–1988). A companhia já apresentou em mais de 200 cidades em 40 países o seu repertório, que é composto por mais de 140 obras. O Festival de Dança de Joinville começa na segunda-feira (17), mas os bailarinos já começam a chegar aos alojamentos no domingo (16). Serão três locais: a Escola de Ensino Médio Governador Celso Ramos, a Escola de Educação Básica Professor Germano Timm e o Recanto da Paz, no bairro Itinga.
Serviço
• O quê: Noite de Abertura do 40º Festival de Dança de Joinville – espetáculo de dança contemporânea “What Problem?”, da companhia Bill T. Jones/Arnie Zane Company.https://festivaldedancadejoinville.com.br/ e https://newyorklivearts.org/btj-az-company/.
• Quando: 17 de julho de 2023, às 19h. • Onde: Centreventos Cau Hansen (avenida José Vieira, 315, América, Joinville, Santa Catarina). • Informações: