A equipe do programa Resgate de Fauna da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) resgatou nesta segunda-feira (31), uma rara coruja da espécie Caburé-acanelado (Aegolius harrisii). O animal foi recolhido após se chocar contra a vidraça de um supermercado, no bairro Barra do Rio Cerro. Após passar por avaliação veterinária foi constatado que a ave não se feriu com gravidade e no mesmo dia foi devolvida à natureza.
De acordo com o biólogo da Fujama, Christian Raboch Lempek, essa é uma espécie de coruja que tem poucos registros para o Estado de Santa Catarina. “Temos alguns registros em Mafra, Água Doce e Três Barras. Mais ali para o nosso oeste, divisa com Paraná. Para a região do Vale do Itapocu não tinha registro dessa espécie.”, destacou.
- Revitalização do Mercado Municipal de Jaraguá do Sul avança para nova etapa
- Musculação protege cérebro de idosos contra demência, diz estudo
Segundo o biólogo o aparecimento desta espécie mostrou a importância do trabalho de resgate de fauna. “Por meio desta atividade a gente fica sabendo que existe determinada espécie por aqui. Tanto é que o pessoal que faz observação de aves ficou empolgado. Até porque alguns deles já haviam tentado registrar a presença desse bicho em outras localidade. O aparecimento desta ave foi muito legal neste sentido porque agora sabem que esta espécie também ocorre por aqui”, observou.
Hábitos
A coruja Caburé-acanelado tem hábito noturno, por vezes crepuscular. “No fim da tarde ela já começa a ficar em atividade. A ave se alimenta principalmente de pequenos mamíferos, aves ou até mesmo morcegos. “E é um bichinho que é raro de aparecer e não tem muito estudo sobre ela. É muito bom saber que graças a conservação ambiental esta espécie de ave está ocorrendo na nossa cidade. Isso é muito importante”, afirmou Christian Lempek.