Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Espaços públicos de lazer e atividade física de Jaraguá do Sul passam por avaliação técnica

Foto: divulgação/PMJS

Por: Elisângela Pezzutti

18/09/2025 - 14:09 - Atualizada em: 18/09/2025 - 14:47

A Associação Jaraguá Mais Saudável, por meio do convênio com a Secretaria Municipal de Saúde, está realizando uma iniciativa inédita de avaliação técnica dos espaços públicos de lazer e atividade física no município. Esta inciativa também conta com o apoio da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer (Secel).

A proposta analisa a qualidade, acessibilidade, infraestrutura e usabilidade de espaços de lazer e atividade física, com o objetivo de identificar oportunidades de melhoria e ampliar o uso desses ambientes pela população.

A ação também conta com o apoio do Projeto de Aprendizagem Colaborativa (Pac) do Centro Universitário da Católica de Santa Catarina, que contribui com a construção de propostas de requalificação para os espaços analisados.

Segundo Sofia Wolker Manta, que atua como articuladora de ações da comunidade da Associação, essa pesquisa é uma forma de fortalecer o bem-estar coletivo: “Quando o espaço é bem cuidado, ele passa a convidar a comunidade a viver com mais movimento e mais convivência, vinculando diretamente os pilares Mover e Pertencer do Jaraguá Mais Saudável”.

Os dados coletados serão organizados e apresentados à Prefeitura de Jaraguá do Sul, contribuindo para a tomada de decisões estratégicas e o fortalecimento das políticas de valorização dos espaços públicos e promoção da saúde.

“Por meio da pesquisa dos nossos futuros engenheiros civis, contribuímos para que os espaços públicos se tornem mais acessíveis, seguros e atrativos, fortalecendo a saúde, bem-estar e o sentimento de pertencimento da comunidade jaraguaense”, explica Carine Santos, coordenadora de Extensão da Católica de Santa Catarina.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.