A Associação Jaraguá Mais Saudável, por meio do convênio com a Secretaria Municipal de Saúde, está realizando uma iniciativa inédita de avaliação técnica dos espaços públicos de lazer e atividade física no município. Esta inciativa também conta com o apoio da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer (Secel).
A proposta analisa a qualidade, acessibilidade, infraestrutura e usabilidade de espaços de lazer e atividade física, com o objetivo de identificar oportunidades de melhoria e ampliar o uso desses ambientes pela população.
A ação também conta com o apoio do Projeto de Aprendizagem Colaborativa (Pac) do Centro Universitário da Católica de Santa Catarina, que contribui com a construção de propostas de requalificação para os espaços analisados.
Segundo Sofia Wolker Manta, que atua como articuladora de ações da comunidade da Associação, essa pesquisa é uma forma de fortalecer o bem-estar coletivo: “Quando o espaço é bem cuidado, ele passa a convidar a comunidade a viver com mais movimento e mais convivência, vinculando diretamente os pilares Mover e Pertencer do Jaraguá Mais Saudável”.
Os dados coletados serão organizados e apresentados à Prefeitura de Jaraguá do Sul, contribuindo para a tomada de decisões estratégicas e o fortalecimento das políticas de valorização dos espaços públicos e promoção da saúde.
“Por meio da pesquisa dos nossos futuros engenheiros civis, contribuímos para que os espaços públicos se tornem mais acessíveis, seguros e atrativos, fortalecendo a saúde, bem-estar e o sentimento de pertencimento da comunidade jaraguaense”, explica Carine Santos, coordenadora de Extensão da Católica de Santa Catarina.