Espaço 4.0 em Içara irá impulsionar o ensino tecnológico

Foto: Divulgação

Por: OCP News Criciúma

21/09/2023 - 21:09 - Atualizada em: 21/09/2023 - 21:42

O Governo de Içara, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, celebrou a inauguração do Espaço 4.0 Marco Antônio Lima Coelho, uma iniciativa destinada a impulsionar ainda mais o ensino tecnológico no município. Localizado junto ao Terminal Rodoviário, no bairro Cristo Rei, o espaço é composto por dois contêineres equipados com recursos de ponta, incluindo impressoras 3D, máquina de corte a laser, tablets, notebooks e computadores. Este novo ambiente servirá como sede para cursos de robótica e automação 4.0.

A prefeita de Içara, Dalvania Cardoso, explicou que a escolha estratégica da localização do Espaço 4.0 foi motivada por sua centralidade, fácil acesso e visibilidade para a comunidade. A capacidade do espaço permite receber até 26 alunos por turma e suas atividades estão programadas para iniciar já na próxima segunda-feira, dia 25.

Os estudantes da rede estadual de ensino que estão inscritos no curso de robótica serão realocados para o Espaço 4.0, enquanto os alunos da rede municipal continuarão frequentando as Salas Maker das escolas Quintino Rizzieri e Tranquillo Pissetti. Além disso, adultos que tenham cumprido o pré-requisito de concluir dois cursos do projeto Içara Mais Tec poderão iniciar a formação em Ind Tec Automação 4.0, um curso de 300 horas que será oferecido no período noturno.

Elenice Alvim, secretária de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara, destacou a importância de preparar os estudantes, jovens e adultos, para as novas tecnologias do mercado de trabalho, que oferecem uma ampla gama de oportunidades para aqueles que dominam essa área. O Espaço 4.0 abrangerá conceitos como robótica, introdução à programação e prototipagem, promovendo a criatividade e capacitando os alunos para a indústria 4.0, um setor em crescimento constante.

A criação deste espaço tecnológico recebeu um investimento de aproximadamente R$ 300 mil, com financiamento do Governo do Estado, por meio de uma iniciativa do deputado estadual José Milton Scheffer.