Duas escolas da rede pública municipal de Blumenau conquistaram destaque nacional ao figurarem no top 20 da 1ª Olimpíada Brasileira de Relações Étnico-Raciais, Afro-Brasileiras, Africanas e Indígenas (Obereri), encerrada em março deste ano.
A EBM Bilíngue Oscar Unbehaun, com a equipe Apoena coordenada pela professora Elisabete Corrêa Arcanjo, alcançou a 18ª colocação. Logo atrás, a EBM João Joaquim Fronza, representada pela equipe Fronza em Ação sob orientação da professora Rosane Mirin Reif, conquistou a 19ª posição.
A cerimônia de premiação ocorreu nesta sexta-feira (29), no auditório da Furb, e reuniu representantes de todas as escolas classificadas em nível nacional.
Para a secretária de Educação de Blumenau, Simone Probst, o reconhecimento reforça a importância de investir em práticas pedagógicas que formam cidadãos conscientes:
“É uma conquista que nos enche de orgulho e mostra o quanto nossos estudantes e professores estão comprometidos em promover inclusão, valorizar a diversidade e combater o racismo. Esse título reafirma que estamos no caminho certo”.
Além de medalhas e certificados de participação, os alunos receberam o título de Escola Antirracista. Os professores coordenadores também foram homenageados com menções honrosas.

Foto: Marcelo Martins
O que é a Obereri
Inspirada nas Leis 10.639/03 e 11.645/08, a olimpíada busca fortalecer o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena, além de fomentar o combate ao racismo estrutural dentro das escolas.
A competição, iniciada em 2024, envolveu estudantes do 8º e 9º anos em diferentes etapas: desde estudos teóricos e provas objetivas até a criação de projetos artísticos, vídeos, podcasts e resenhas críticas. A diversidade das equipes foi requisito obrigatório, incluindo alunos de diferentes etnias, gêneros e até da educação especial.
Blumenau em destaque
Ao todo, nove escolas municipais chegaram à fase nacional da olimpíada. Veja as colocações:
-
18º lugar – EBM Bilíngue Oscar Unbehaun (Apoena), prof. Elisabete Corrêa Arcanjo
-
19º lugar – EBM João Joaquim Fronza (Fronza em Ação), prof. Rosane Mirin Reif
-
130º lugar – EBM Bilíngue Prof. Fernando Ostermann (Mosaico Cultural), prof. Juliana Luebke
-
131º lugar – EBM Bilíngue Profª Alice Thiele (Pricelles Brains), prof. Tauana Packer Pereira da Cunha
-
142º lugar – EBM Bilíngue Gustavo Richard (Gustavo Richard), prof. Ivonete das Graças dos Anjos
-
177º lugar – EBM Bilíngue Quintino Bocaiúva (Quintino Coletivo Kerexu), prof. Maria Elis Tolym Nuncnfonro
-
202º lugar – EBM Profª Adelaide Starke (Iorubás), prof. Isabela Cristina Daeuble Girardi
-
288º lugar – EBM Profª Zulma Souza da Silva (Faces Diversas), prof. Nicolle Santana dos Santos de Roma
-
340º lugar – EBM Henrique Alfarth (Malaika), prof. Eloiza da Silva Santos Machado