Escolas de Joinville são premiadas na final do projeto Meninas na Tecnologia

Foto: Prefeitura de Joinville

Por: OCP News Joinville

23/10/2023 - 22:10 - Atualizada em: 23/10/2023 - 22:12

Duas Escolas Municipais de Joinville foram premiadas na grande final do projeto Meninas na Tecnologia de 2023. Elas conquistaram os três primeiros lugares na categoria Ensino Fundamental, envolvendo unidades públicas e particulares.

Neste ano, cerca de 240 alunas participaram do projeto na rede municipal de ensino, em uma parceria entre Secretaria de Educação e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

 

O primeiro lugar ficou com a Escola Municipal Professora Laura Andrade, que também conquistou o segundo lugar com outra equipe. Na terceira colocação, foi premiada a Escola Municipal Dom Jaime de Barros Câmara.

A somatória da pontuação final é resultado de um desafio envolvendo três quesitos: envio de vídeo do robô seguindo a linha sozinho; apresentação de pitch, com uma solução que envolvesse veículos autônomos; e apresentação de banner sobre a mulher dentro da tecnologia.

“Nosso objetivo com o projeto é dar oportunidade para as alunas desenvolverem seu talento e mostrarmos que elas também podem fazer parte do mundo da tecnologia, uma área ainda muito masculina. Por isso é um orgulho vermos o reconhecimento do trabalho das meninas nesta final”, comenta o secretário de Educação, Diego Calegari.

Ao longo do ano, o projeto Meninas na Tecnologia teve a participação de 80 equipes de 18 escolas da Rede Municipal de Ensino. As meninas de 8º e 9º ano estudaram diversos temas, como programação, lógica e robótica educacional.

Elas ainda participaram de oficinas de tecnologia e resolução de desafios tecnológico e de empreendedorismo, além de estudar sobre a história da participação feminina nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.