Escola Sesi de Jaraguá do Sul realiza mostra com projetos científicos e tecnológicos

Foto: Reprodução/Facebook/Sesi de Jaraguá do Sul

Por: OCP News Joinville

29/09/2023 - 18:09 - Atualizada em: 29/09/2023 - 18:18

Neste sábado (30), a Escola Sesi de Jaraguá do Sul realiza a 1ª Mostra Steam, que envolve projetos para a promoção da educação científica e tecnológica. O evento vai acontecer das 9h às 11h.

Serão apresentados à comunidade projetos desenvolvidos por estudantes com uma abordagem que integra conteúdos nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.

Aberta ao público e com entrada gratuita, a mostra será realizada no complexo educacional do Sesi-Senai de Jaraguá do Sul, localizado na rua Walter Marquardt, na Barra do Rio Molha, próximo à Prefeitura.

A recepção será pelo Bloco F da faculdade Senai.


Steam

Steam é o anagrama para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (em inglês). Ou seja, o itinerário é focado nesses conteúdos, que podem promover a geração de profissionais mais capacitados para o desenvolvimento tecnológico.

A proposta é desenvolvida por meio da realização de projetos que abrangem as diversas disciplinas, de maneira holística, ou seja, com uma visão do todo.

Há uma estreita relação entre entender como funcionam determinados fenômenos e como fazer determinados processos vinculados a temas científicos e tecnológicos.

Um exemplo é a diferença entre expor a teoria de que a água em movimento representa energia e mostrar, por meio da construção de um protótipo de pequeno porte, como um reservatório (que é energia potencial), de que modo ocorre a transformação em energia cinética (do movimento) e depois em energia elétrica.

Conforme o Sesi, a integração dos conteúdos desenvolve a capacidade de compreender e resolver problemas reais e complexos, sensíveis aos indivíduos e à sociedade, e alinhados aos objetivos educacionais.

A ideia central do Steam é promover autonomia na construção de respostas e ações confiáveis às questões e aos desafios que o mundo apresenta, tanto para o indivíduo quanto para a sociedade.