A Escola Municipal Plácido Xavier Vieira, de Joinville, foi premiada no 1º Prêmio IMA de Educação Ambiental, organizado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina.
A premiação foi concedida pelo projeto “Composteira doméstica: transformando lixo em adubo orgânico”, que ensina a prática da reciclagem do lixo orgânico. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (9).
O projeto é de autoria da professora Keilla Oliveira Dias e envolveu todas as turmas do 6º ao 9º ano em diversas disciplinas da unidade.
A cerimônia de premiação será dia 20 de novembro, em Florianópolis. A escola receberá troféu e R$ 1 mil para aprimoramento do projeto.
Keilla afirmou estar grata em receber o prêmio e que a conquista foi coletiva. “O projeto só foi possível com a parceria de todos. Há uma frase que eu sempre digo: ‘sonho que se sonha só é só um sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade’”, explica a professora.
Projeto composteira doméstica
O projeto tem objetivo de sensibilizar os estudantes, comunidade escolar e familiares sobre as questões problemáticas do meio ambiente, propondo mudanças de comportamento, especialmente quanto a reciclagem e reaproveitamento do lixo orgânico.
Com o adubo da compostagem, o material foi usado na hora pedagógica, no jardim e vasos de plantas da escola.
Com os recursos do prêmio, o projeto vai expandir o aproveitamento de materiais recicláveis coletados na escola e comércio local, além da compra de flores e vasos, minhocas californianas e separador de grama.
Prêmio IMA: escola e meio ambiente
O 1º Prêmio IMA de Educação Ambiental tem como objetivo premiar escolas de Santa Catarina que desenvolvem projetos de conscientização e mudança de comportamento para a preservação do meio ambiente.
Ao total, 64 projetos foram inscritos.
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram
Facebook Messenger