Escola de SC é presenteada por aluno com fósseis de 145 milhões de anos

Fotos: Divulgação

Por: OCP News Joinville

12/09/2023 - 15:09 - Atualizada em: 12/09/2023 - 15:21

Uma unidade educacional de Joinville está sendo presenteada com seis fósseis de animais que viveram na época dos dinossauros há mais de 145 milhões de anos.

O presente ao Colégio Bonja, de Joinville, é fruto de uma viagem realizada por um aluno do 9º ano que, acompanhado de seu pai, percorreu 8 mil quilômetros a bordo de um Fusca 95, rumo ao Nordeste brasileiro, para conhecer in loco os fósseis de animais, entre eles peixes, e o tronco de uma árvore fossilizada.

A viagem uniu ainda mais os laços familiares do aluno Marcelo Ferreira Gonçalves Júnior, de 15 anos, e seu pai Marcelo Ferreira Gonçalves. Outro detalhe que chama atenção é que, no teto do Fusca 95, eles instalaram uma réplica de pterossauro, confeccionada em isopor.

Lá no sertão cearense, a dupla conheceu o Museu de Paleontologia, o GeoPark do Araripe e outros locais em torno da Chapada do Araripe, que é um sítio paleontológico localizado na divisa dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí e possui uma abrangência de seis municípios.

Na oportunidade, eles ganharam seis fósseis que serão repassados ao Colégio Bonja.

“O objetivo do meu filho foi aprofundar os conhecimentos sobre os dinossauros. Já o meu foco foi de fortalecer nossos laços e deixar uma história de herança e, além disso, mostrar para as pessoas o quanto é importante a relação familiar”, explicou o pai, que é médico da saúde da família em Joinville.

Todo o percurso da aventura foi divulgado em plataformas digitais, como o canal do YouTube e Instagram (@paifilhoefusca95).
Para o estudante que frequenta o Bonja Connect, as férias deste ano foram totalmente diferentes das tradicionais.

“Os dinossauros estavam apenas no meu imaginário. Na viagem, tive a oportunidade de tocar em um fóssil de peixe pela primeira vez. É incrível viver tudo isso”, expôs o estudante.

O coordenador do Bonja Connect, Felipe R. Lovemberger, agradeceu o material recebido, que servirá como suporte concreto para os os alunos compreenderem a história da vida no planeta. “O Colégio agradece o recebimento do registro fóssil. Muito obrigado!”, disse o coordenador.

 

Como a ideia da viagem começou

Quando o adolescente estava em seu quarto estudando o tema “Os Dinossauros da Bacia do Araripe”, seu pai entrou e perguntou o que estava pesquisando. Em seguida, o patriarca perguntou ao garoto: “por que não vamos até lá para conhecer esta região dos dinossauros, e com o nosso Fusca?”, destacou o estudante. “Eu topei na hora”, resumiu.

Após acertar os detalhes da aventura até a Bacia do Araripe, a dupla embarcou no dia 13 de julho para a Chapada do Araripe. Este é um sítio paleontológico localizado na divisa dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí e abrange seis municípios da região do Cariri: Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

O local também é conhecido como a terra do Padre Cícero.

Conforme o pai, ele continuará atualizando seus canais de divulgação “Pai, Filho e Fusca 95”, para estimular que outros fortaleçam seus laços com os filhos.

O protagonista da viagem, o Fusca, já está na família há 21 anos.

A história dos dois “aventureiros” está à disposição nas plataformas digitais e pode ser acessada pelo Instagram e pelo canal no YouTube: @paifilhoefusca95

Notícias no celular

Whatsapp

OCP News Joinville

As notícias que impactam a comunidade de Joinville e região.