Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Escola de pilotagem orienta sobre o uso de patinetes elétricos em Florianópolis

Foto: Arquivo/PMF

Por: Ewaldo Willerding Neto

12/12/2025 - 15:12 - Atualizada em: 12/12/2025 - 15:48

A Prefeitura de Florianópolis promove neste sábado (13) a última escola de pilotagem de 2025, iniciativa voltada à conscientização sobre o uso adequado de patinetes elétricos. Organizado pela Secretaria Executiva de Operações de Mobilidade, o evento conta com o apoio da Guarda Municipal e das empresas Whoosh e Jet. As atividades serão realizadas na Praça República do Líbano (com a Woosh) e na cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz (com a Jet), das 14h às 19h.

A proposta é orientar moradores e visitantes sobre as normas de circulação dos patinetes, com destaque para idade mínima para pilotar, restrição ao transporte de mais de uma pessoa e cuidados essenciais para uma condução segura. A Escola de Pilotagem inclui uma oficina prática que abordará desde o processo de ativação do equipamento pelo aplicativo até as maneiras corretas de operá-lo.

“Nosso objetivo é promover uma convivência mais segura entre todos os modais de transporte. Os patinetes elétricos já fazem parte da mobilidade urbana e é fundamental que seu uso seja feito com responsabilidade e conhecimento das regras de trânsito”, diz Moacir Silva, Secretário Executivo de Operações de Mobilidade.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Temporada terá aumento na frota de patinetes

Durante a temporada de verão 2025/2026, as empresas parceiras da Prefeitura aumentarão a quantidade de patinetes disponíveis pela cidade, bem como seus perímetros de deslocamento. Para a temporada, Jet e Whoosh operam com mais de 2.450 equipamentos em toda cidade, superando o número de 1.600 estabelecido os outros meses do ano. Há ainda a possibilidade de aumentar a quantidade, se a demanda pelo uso dos modais de micromobilidade subir durante o verão.

O uso de patinetes elétricos incentiva que moradores e turistas evitem o uso de carro para curtas distâncias, colaborando com a mobilidade sustentável. Um levantamento da Secretaria de Mobilidade demostrou que a média de distância percorrida pelos usuários dos equipamentos é de até 2km e, para estimular ainda mais essa prática, bairros que antes não contavam com patinetes elétricos integram o perímetro permitido para deslocamento. Entre eles estão: Morro das Pedras, Pântano do Sul, Ribeirão da Ilha, Armação e Costão do Santinho.

Serviço

  • O quê: Escola de Pilotagem de patinetes elétricos
  • Quando: 13/12 (sábado), das 14h às 19h
  • Onde: Praça República do Líbano e cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.