Escola de Jaraguá do Sul realiza semana acadêmica de empreendedorismo

Foto: Divulgação/Governo de SC

Por: Elisângela Pezzutti

22/06/2023 - 10:06 - Atualizada em: 22/06/2023 - 10:24

Um dos objetivos da formação técnica e profissional prevista no Novo Ensino Médio é proporcionar aos jovens múltiplas oportunidades para a vivência de situações profissionais reais. Tendo em vista essa meta, EEB Julius Karsten, de Jaraguá do Sul, realizou entre os dias 12 e 15 de junho, a primeira Semana Acadêmica do Curso Técnico de Administração.

A iniciativa visa proporcionar aos estudantes do 2º ano do Ensino Médio uma experiência repleta de informações e conhecimentos para a inserção dos jovens no mercado de trabalho. A atividade promoveu a integração dos conteúdos teóricos com as práticas de campo, por meio da conexão dos alunos com profissionais da área de administração e empreendedores da região.

Trabalhando com as trilhas de conhecimento do Novo Ensino Médio desde 2021, a EEB Julius Karsten conta com 1.700 alunos matriculados, do primeiro ano do Ensino Fundamental ao Terceirão. A diretora da escola, Margarete Menestrina Luzzani, destaca a importância do evento para a formação dos alunos.

“Enquanto gestora da escola, penso que a Semana Acadêmica foi primordial para a formação dos educandos. Tive a sensação de que eles saíram com uma bagagem muito grande, com mais entusiasmo para retornar às aulas. Durante as atividades, os estudantes perceberam que podem ter um futuro brilhante. Isso é um incentivo para os nossos jovens, para que eles se tornem protagonistas no mercado de trabalho”.

Projeto Meu Primeiro Negócio

Durante a experiência os alunos deram início ao projeto ‘Meu Primeiro Negócio’, com o intuito de fomentar o empreendedorismo e aplicar de forma prática os conhecimentos vistos em sala de aula.

Para isso, a turma organizou uma feira de culinária seguindo algumas etapas logísticas como: a escolha dos produtos a serem comercializados, o cálculo de custo, bem como controle de qualidade de produtos e gestão dos lucros obtidos. Os valores arrecadados serão revertidos para pagamento de uma viagem de estudos.

Notícias no celular

Whatsapp