Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Escola de Florianópolis aposta em esportes radicais para desenvolver estudantes

Foto: Divulgação/PMF

Por: Ewaldo Willerding Neto

30/09/2025 - 14:09 - Atualizada em: 30/09/2025 - 14:32

A Escola Básica Municipal Mâncio Costa vem inovando na promoção de práticas corporais de aventura, disponibilizadas nas aulas de Educação Física do 6° ao 9° ano. Esportes como o sandboarding e o caiaque, praticados nas dunas e na lagoa da conceição, skate e o slackline têm sido utilizados como ferramentas pedagógicas para o desenvolvimento físico e social dos estudantes, incentivando a autonomia, o equilíbrio e a superação de desafios.

As aulas são conduzidas pelo professor André Filipe Nicácio, que propõe atividades inspiradas em práticas urbanas, aproximando os estudantes de vivências cada vez mais presentes no cotidiano. Além da evolução motora, o projeto estimula a socialização, o respeito às regras de convivência e a cooperação, promovendo um ambiente inclusivo e colaborativo.

“É uma experiência bem desafiadora, mas ao mesmo tempo muito enriquecedora. Os estudantes saem da rotina e passam a experimentar algo novo, todos se envolvem bastante. Quando não é possível sair, tentamos adaptar as demandas para dentro da escola, e tem dado muito certo”, disse o professor.

Na tarde da próxima quinta-feira, em que o foco será o slackline, esporte que consiste em caminhar, correr ou equilibrar-se sobre um pedaço suspenso de fita plana tensionada entre duas âncoras, os estudantes do 6° ano experimentam a atividade, aprendendo seus fundamentos básicos e reconhecendo seus benefícios.

Foto: Divulgação/PMF

Segundo o professor André Filipe, a vivência contribui para o aperfeiçoamento do equilíbrio, da concentração e da coordenação motora, ao mesmo tempo em que ressalta a importância dos equipamentos de segurança e do respeito ao espaço coletivo. Outro aspecto fundamental do trabalho é a ampliação do repertório cultural e esportivo, valorizando a diversidade de práticas e incentivando hábitos de lazer ativos e saudáveis, essenciais para o bem-estar físico e mental.

“A Diretoria tem dado bastante apoio para a realização dessas atividades. Já estou no meu terceiro ano aqui e, desde que entrei, procuramos trabalhar na promoção desses esportes da melhor forma possível, priorizando o contato com a natureza e a cidade”.

Foto: Divulgação/PMF

As atividades de práticas corporais de aventura da EBM Mâncio Costa reforçam a parceria com o projeto Rede em Movimento da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF).

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.