Escola com ‘jeitinho de casa da vovó’ atende crianças de 2 a 6 anos em Jaraguá do Sul

Foto: Fabio Junkes/OCP News

Por: Elisângela Pezzutti

17/04/2024 - 07:04 - Atualizada em: 17/04/2024 - 10:42

Uma escola que lembra o ambiente gostoso de uma típica casa da vovó, com grama, pomar, flores, gramado e espaço para brincar, uma sala acolhedora, pintada de uma cor que lembra o útero materno, com piso aconchegante, brinquedos feitos de materiais naturais, nada de plástico… Pode parecer um sonho, mas esta escola já é uma realidade em Jaraguá do Sul.

Localizada na Rua Lourenço Kanzler, 929, no Bairro Nova Brasília, a Escola Luz do Vale é fruto do sonho de algumas famílias que se conheceram em 2020 em um grupo de leitura online que discutia a Pedagogia Waldorf.

Foto: Fabio Junkes

Essas famílias então se uniram e, em 2021, criaram a Associação Luz do Vale. Em 2023, com a doação de um terreno e do valor para a construção da escola, tiveram início as obras. As atividades pedagógicas começaram dia 15 de fevereiro deste ano, com duas turmas de alunos com idades entre 2 e 6 anos.

Segundo Ana Vieira, que atua voluntariamente como Coordenadora de Relações, a ideia não partiu de uma pessoa apenas. “Cada mãe envolvida na escola hoje já buscava algo nesse sentido e por um empurrão do universo a gente acabou se encontrando. A ideia inicial era apenas um grupo de estudos, mas logo percebemos que seria possível ter uma escola assim em Jaraguá”, conta.

Foto: Fabio Junkes

Método pedagógico foi criado por filósofo austríaco em 1919

Ana explica que embora seja um conceito completamente novo para muitos, a Pedagogia Waldorf foi criada em 1919, em Stuttgart, na Alemanha, pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, fundador da Antroposofia. A Pedagogia Waldorf foi a grande contribuição da Antroposofia para a educação. Ela defende métodos que buscam o desenvolvimento completo e integral dos alunos, estimulando a sociabilidade, motricidade, cognição, comunicação e expressão emocional, incentivando a criatividade, nutrindo a imaginação e conduzindo-os a um pensamento livre e autônomo.

“Quem estuda um pouquinho, se apaixona. Quanto mais a gente mergulha nesse universo, mais vontade a gente tem de que outras famílias conheçam”, diz Ana.

Foto: Fabio Junkes

“Todos nós ansiávamos por uma escola que respeitasse o desenvolvimento e amadurecimento de cada criança com harmonia, liberdade e responsabilidade e encontramos inspiração na primorosa Pedagogia Waldorf”, conta Ana, detalhando que as Escolas Waldorf oferecem integração com a natureza, cultivo dos ritmos, vivências artísticas, autoeducação, alimentação saudável e, acima de tudo, entendem e acolhem a individualidade e expressão de cada aluno.

Ana observa que na faixa etária de 2 a 6 anos a grande força de aprendizagem é a imitação. “A imitação e o exemplo são os motivos básicos de todo comportamento infantil. Por isso, o professor coloca-se como alguém digno de ser imitado, oferecendo um amplo repertório de atividades simples do fazer humano que possam inspirar a criança”.

Além disso, o mesmo professor acompanha o aluno por vários anos e com isso ele tem a oportunidade de conhecer cada criança e suas famílias mais intimamente e assim é possível estabelecer uma relação mais profunda de confiança, respeito e compreensão.

Foto: Fabio Junkes

Equilíbrio e harmonia da turma

Na Escola Luz do Vale, cada dia da semana é dedicado a uma atividade em especial, sempre buscando o equilíbrio e a harmonia da turma. Pode ser uma atividade artística, como pintura em aquarela, desenho, modelagem, uma atividade culinária ou um trabalho manual.

Foto: Fabio Junkes

Entre uma atividade e outra tem também muita brincadeira livre, canções e rodas rítmicas, ligadas à época do ano. Por exemplo: como agora estamos no outono, esse tema influencia na decoração da sala, no cardápio e até na contação de histórias. Inclusive, as crianças participam ativamente da arrumação dos espaços e do preparo dos seus lanches.

Foto: Fabio Junkes

Foto: Fabio Junkes

Outro momento muito querido pelos pequenos é o da contação de histórias, que acontece na hora de recolhimento e é permeado por uma atmosfera suave e de sonhos. “A Pedagogia Waldorf tem um caráter terapêutico. Ela é tão simples e complexa ao mesmo tempo, que conseguimos aplicar em casa. Parece bobo no olhar de alguém desatento, mas é extremamente importante a criança se sentir segura na escola, igual ela se sente em casa”, reforça Ana.

Foto: Fabio Junkes

Entidade sem fins lucrativos

A Coordenadora de Relações Ana Vieira explica que a escola não tem um dono e sim um grupo de famílias responsáveis. A administração é feita por esse grupo e discutida com todas as famílias. “Nossa escola tem mensalidade, mas ela é uma entidade sem fins lucrativos”.

De acordo com Ana, a Associação já realizou várias ações para pais e professores, trazendo experientes profissionais da área da educação de Florianópolis, Curitiba e Brasília para dar workshops e palestras. O objetivo é conseguir, em um futuro próximo, passar esse conhecimento para todas as professoras interessadas em aplicar os conceitos da Pedagogia Waldorf na escola tradicional.

“A Associação é de utilidade pública, por isso podemos realizar essas ações. Nós conquistamos esse título justamente devido ao nosso trabalho junto às professoras da cidade e famílias em anos anteriores”, completa.

Ainda de acordo com Ana, no final do ano passado a escola realizou uma vakinha online para arrecadar verba para equipar as salas. Este ano foi feita uma rifa e no dia 22 de junho será realizado o primeiro pedágio solidário. “Como ainda estamos no início da escola, a Associação ainda tem uma limitação de ações a serem realizadas, porque somos quase todos voluntários, mas assim que a escola ganhar corpo, conseguiremos fazer muito mais pela sociedade. Todos têm a ganhar!”, finaliza.

Os canais de contato da Escola Luz do Vale são o telefone (47) 98451-1753 e a página do Instagram @escolaluzdovale

Foto: Fabio Junkes

Foto: Fabio Junkes