Escola cívico-militar: projeto para reestruturação é apresentado em Joinville

Foto: Prefeitura de Joinville

Por: OCP News Joinville

29/08/2023 - 19:08

O secretário de Educação de Joinville, Diego Calegari, apresentou o estudo para reestruturação da escola cívico-militar durante reunião na Câmara de Vereadores na tarde desta terça-feira (29).

A proposta do novo modelo prevê a manutenção dos militares Escola Municipal Presidente Castello Branco, com oferta de oficinas no contraturno, além da inclusão do Corpo de Bombeiros Voluntários no projeto.

 

 

O modelo em construção propõe que a gestão da unidade permaneça com o município, como ocorre atualmente, por meio dos profissionais da Secretaria de Educação.

Para desenvolver o projeto, a ideia é firmar uma parceria com os Bombeiros Voluntários, que serão responsáveis pelos profissionais e desenvolvimento das atividades no contraturno.

“É uma instituição com uma história totalmente relacionada à cidade de Joinville e que chegará para acrescentar ao trabalho desenvolvido na escola. Agora estamos na etapa de detalhar o plano de trabalho para podermos iniciar a tramitação formal desta parceria com os Bombeiros Voluntários”, explica o secretário de educação, Diego Calegari.

No novo formato, os bombeiros passariam a desenvolver a formação do programa Bombeiro Mirim para alunos da escola. O curso tem previsão de duração de um ano, com atividades de primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos e combate a incêndio, entre outros.

Paralelamente, a proposta sugere que os militares permaneçam na escola com as atividades já desenvolvidas atualmente. Entre elas, estão a oferta de oficinas de temas diversos, gerenciamento de conflitos entre os estudantes, realização do reforço escolar, e oferta de cursos de Língua Portuguesa e Matemática para alunos estrangeiros.