A equipe de cirurgiões do setor de ginecologia do Hospital Jaraguá, formada pelos profissionais Guilherme Sapia (cirurgião principal), Wagner Horst (primeiro auxiliar), Liz Caroline de Oliveira Camilo (médica residente) e Ana Caroline Gorges (instrumentadora), realizou na quarta-feira (15), a primeira cirurgia avançada para endometriose pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A equipe médica idealizadora da cirurgia contou também com o apoio dos especialistas Raphael Lahr e Lucas Galdino (urologistas); Guilherme Canfield (coloproctologista) e Giovani Mezzalira (cirurgião torácico). O procedimento teve a presença dos internos do curso de medicina da Faculdade Estácio Idomed, que puderam acompanhar e aprender sobre o tratamento da endometriose.
De acordo com o cirurgião Guilherme Sapia, a realização da cirurgia foi possível graças ao empenho deste grupo de profissionais e o apoio do Hospital Jaraguá e da Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul, que viabilizaram a execução deste procedimento de alta complexidade aos usuários do SUS. “Este tipo de cirurgia nunca foi disponibilizado aos usuários do SUS em nosso município anteriormente, e ainda no Brasil são poucos os centros que têm capacidade de realizar o procedimento no sistema público de saúde”, completa.
Sobre a endometriose
Segundo o Ministério da Saúde, a endometriose é uma doença inflamatória provocada por células do endométrio (tecido que reveste o útero) que, em vez de serem expelidas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar. A instalação da doença nos ovários pode provocar o aparecimento de um cisto denominado endometrioma. Este cisto pode atingir grandes proporções e comprometer o futuro reprodutivo da mulher. Outros órgãos também podem ser acometidos, como parte do intestino grosso (reto e sigmóide), bexiga, apêndice e vagina.