Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Equipe médica realiza primeira cirurgia avançada para endometriose pelo SUS no Hospital Jaraguá

Foto: Divulgação/Assessoria de imprensa Hospital Jaraguá

Por: Elisângela Pezzutti

20/02/2023 - 15:02 - Atualizada em: 20/02/2023 - 17:50

A equipe de cirurgiões do setor de ginecologia do Hospital Jaraguá, formada pelos profissionais Guilherme Sapia (cirurgião principal), Wagner Horst (primeiro auxiliar), Liz Caroline de Oliveira Camilo (médica residente) e Ana Caroline Gorges (instrumentadora), realizou na quarta-feira (15), a primeira cirurgia avançada para endometriose pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A equipe médica idealizadora da cirurgia contou também com o apoio dos especialistas Raphael Lahr e Lucas Galdino (urologistas); Guilherme Canfield (coloproctologista) e Giovani Mezzalira (cirurgião torácico). O procedimento teve a presença dos internos do curso de medicina da Faculdade Estácio Idomed, que puderam acompanhar e aprender sobre o tratamento da endometriose.

De acordo com o cirurgião Guilherme Sapia, a realização da cirurgia foi possível graças ao empenho deste grupo de profissionais e o apoio do Hospital Jaraguá e da Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul, que viabilizaram a execução deste procedimento de alta complexidade aos usuários do SUS. “Este tipo de cirurgia nunca foi disponibilizado aos usuários do SUS em nosso município anteriormente, e ainda no Brasil são poucos os centros que têm capacidade de realizar o procedimento no sistema público de saúde”, completa.

Sobre a endometriose

Segundo o Ministério da Saúde, a endometriose é uma doença inflamatória provocada por células do endométrio (tecido que reveste o útero) que, em vez de serem expelidas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar. A instalação da doença nos ovários pode provocar o aparecimento de um cisto denominado endometrioma. Este cisto pode atingir grandes proporções e comprometer o futuro reprodutivo da mulher. Outros órgãos também podem ser acometidos, como parte do intestino grosso (reto e sigmóide), bexiga, apêndice e vagina.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.