Com o apoio da Polícia Militar, equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação realizaram abordagens na noite da última segunda-feira (28), próximo ao Terminal Urbano, localizado no Centro de Jaraguá do Sul. O propósito foi verificar a condição de pessoas em situação de vulnerabilidade e disponibilizar os serviços oferecidos pela Prefeitura, tais como a Casa de Passagem, abrigos e outros recursos.
O secretário de Assistência Social e Habitação, Terres da Silva, supervisionou a operação e informou que alguns casos foram denunciados por moradores que se sentiam incomodados com a situação.
“Estamos preocupados em garantir a normalidade da cidade mas também em dar dignidade para quem está em situação de rua”, destaca.
Durante as abordagens realizadas nessa segunda-feira, foram identificadas pessoas que planejavam passar a noite nas instalações do terminal, enfrentando temperaturas bastante baixas. Para esses indivíduos, foram oferecidas opções como a Casa de Passagem e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
“Nem todos aceitam, mas queremos deixar claro que a Jaraguá do Sul não ficará apenas assistindo essa realidade”, afirma Terres.
A comunidade pode contribuir acionando o serviço de Abordagem Social por meio do número 153. Já para situações que envolvam ameaças, tumultos, consumo de substâncias ilícitas ou comportamento suspeito, é recomendado entrar em contato com a Polícia Militar ligando para o número 190.