Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Equipe da Prefeitura de Jaraguá do Sul retorna após 23 dias de ajuda no RS

Foto: PMJS

Por: Milena Natali

11/06/2024 - 15:06 - Atualizada em: 11/06/2024 - 16:17

Após 23 dias dedicados à recuperação da cidade de Roca Sales, no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul, a equipe de nove servidores da Secretaria de Obras de Jaraguá do Sul retornou com muitas histórias e a satisfação de terem contribuído significativamente para a reabilitação do pequeno município devastado por enchentes.

O grupo de servidores, equipado com máquinas e materiais, atuou em várias localidades afetadas da região. A primeira tarefa foi desobstruir acessos vitais, como hospitais, escolas e outros serviços públicos. A liberação dessas vias era fundamental não apenas para a retomada de serviços essenciais, mas também para garantir que insumos chegassem a empresas, granjas, abatedouros e frigoríficos.

Desobstruir as estradas foi apenas o começo. A equipe de Jaraguá do Sul também se envolveu em ações de reconstrução, atendimento emergencial e operações de busca e salvamento. “Chegamos a percorrer até 150 km dentro do município, muitas vezes sem saber se conseguiríamos retornar devido às frequentes quedas de barreiras”, relatou Jorge Inácio de Andrade, um dos integrantes da força-tarefa.

Além dos trabalhos físicos, a equipe desempenhou um papel vital na distribuição de medicamentos e outros itens essenciais para pessoas isoladas e sem comunicação. Em certos momentos, a demanda por lanternas e velas era crítica, e os moradores ansiavam por notícias atualizadas sobre a situação. “É algo que infelizmente pode acontecer novamente, e precisamos estar sempre prontos”, disse.

A operação em Roca Sales não só mostrou a capacidade de resposta rápida e eficiente a desastres, mas também destacou a importância de estar preparado para futuras emergências climáticas. “Foi uma experiência incrível em todos os aspectos, ver a comunidade se unir e a solidariedade emergir”, completou Jorge.

Foto: PMJS

Impacto

Segundo um relatório da Cruz Vermelha Brasileira, a operação de ajuda humanitária durou 29 dias intensivos, resultando na doação de 1.265,87 toneladas de produtos. Esses esforços beneficiaram diretamente 791.754 pessoas no Rio Grande do Sul. A mobilização envolveu uma vasta gama de recursos, voluntários e veículos para distribuir doações.

A missão da equipe de Jaraguá do Sul em Roca Sales não só ajudou a cidade a se recuperar, mas também reforçou os laços de solidariedade e cooperação entre as comunidades em tempos de crise. A experiência trouxe lições valiosas sobre a importância da preparação, resposta rápida e a força da solidariedade em face de adversidades naturais.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Milena Natali

Redatora de entretenimento e cotidiano.