Entre morros e cachoeiras, belezas naturais tornam Massaranduba um destino turístico em SC

Morro Santo Anjo. Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul

Por: Maria Luiza Venturelli

21/10/2024 - 13:10 - Atualizada em: 22/10/2024 - 16:36

Massaranduba vai muito além da sua forte economia agrícola. O município está se consolidando como um destino turístico, oferecendo paisagens exuberantes e uma série de atividades em meio à natureza, como cachoeiras, morros, pesque-pagues e recantos de tirar o fôlego.

Entre as principais atrações estão os Morros Santo Anjo e do Cristo, a Cachoeira Oma Paula e os diversos pesque-pagues espalhados pela cidade. Esses lugares são perfeitos para quem busca relaxar em meio à natureza ou para aqueles que preferem uma boa dose de aventura com trilhas e pedaladas.

Morro do Cristo. Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul

Massaranduba faz parte do circuito de cicloturismo Serra e Mar, integrado ao Circuito Vale dos Encantos. João Antônio Vicente, presidente do Conselho Gestor da Instância de Governança Regional (IGR) Vale dos Encantos, destaca o potencial turístico da cidade.

“Precisamos ver o turismo como uma poderosa ferramenta econômica, capaz de gerar empregos, riquezas e desenvolver as cidades do Circuito Vale dos Encantos”, avalia o presidente do IGR.

Uma das principais iniciativas turísticas do município é a Rota Santo Anjo, implementada em 2022. A rota abrange várias regiões do município, como Guarani-Mirim, São Paulinho e Primeiro Braço, oferecendo aos turistas uma imersão nas tradições rurais.

Ao longo do percurso, os visitantes encontram fazendas que oferecem hospedagem, gastronomia típica e lazer, além de produtos artesanais e coloniais.

No coração da rota está o Morro Santo Anjo, localizado no bairro Alto Guarani-Açu. Com uma vista panorâmica que alcança tanto o litoral quanto as montanhas do planalto norte de Santa Catarina, o morro é um convite à contemplação.

Morro Santo Anjo. Foto: Flickr

Muitos visitantes sobem até o topo para apreciar a beleza da Mata Atlântica, enquanto outros chegam por motivos religiosos, já que no ponto mais alto está uma capela dedicada ao Santo Anjo, onde é realizada anualmente uma festa tradicional.

A estrutura da rota também integra pesque-pagues, onde o destaque gastronômico fica por conta da tilápia e de outros pratos regionais. O Pesque Pague e Restaurante Dori e o Pesque Pague Três Lagoas são exemplos de locais que combinam lazer e gastronomia com a tranquilidade da natureza.

Pesque Pague e Restaurante Dori. Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul

Aventuras e recantos naturais

A Cachoeira Oma Paula, localizada na comunidade Sete de Janeiro, é outro ponto turístico imperdível. Além de ser uma fonte importante para o abastecimento de água da cidade, o local é ideal para quem busca relaxamento. Os visitantes podem aproveitar choupanas para piqueniques e um refrescante banho de rio.

Cachoeira da Oma. Foto: Divulgação/Prefeitura de Massaranduba

Para os que buscam mais conforto, o Hotel Fazenda Casarão do Vale, na divisa entre Massaranduba e Blumenau, oferece uma experiência completa de contato com a natureza. O hotel proporciona caminhadas ecológicas, passeios de charrete e trator, além de um delicioso restaurante com pratos típicos.

Foto: Divulgação/Hotel Fazenda Casarão do Vale

Notícias no celular

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista formada pela Faculdade IELUSC, especializada em conteúdo publicitário, cultura e entretenimento. Apaixonada por contar histórias que conectam pessoas e marcas de forma autêntica.