Entidades empresariais são contrárias à criação de cargos na Câmara de Vereadores de Blumenau

Por: OCP News Vale

20/04/2023 - 09:04 - Atualizada em: 20/04/2023 - 09:33

As entidades empresariais abaixo assinadas vêm a público se posicionar contrárias ao projeto de lei proposto pela Mesa Diretora que tramita na Câmara de Vereadores de Blumenau onde está indicada a criação de 15 novos cargos comissionados (um para cada vereador). Como divulgado, o impacto financeiro da medida é superior a R$ 1,5 milhão por ano, entre salários e encargos.

O cargo em questão é o de coordenador político, responsável por acompanhar audiências e reuniões, elaborar a agenda, controlar as despesas do gabinete, encaminhar documentos e dar acompanhamento às indicações e requerimentos dos parlamentares. Aparentemente não se exige nenhum conhecimento específico do profissional para justificar a criação de mais uma função.

No dia 10 de abril a ACIB recebeu o presidente da Câmara de Vereadores, Almir Vieira (PP), para uma reunião na qual havia oportunidade de debate sobre o assunto, porém o mesmo não foi abordado. Inclusive, o parlamentar comentou sobre a reforma administrativa que implantou na Casa cobrando relatório de produtividade dos servidores. O que deixa a entidade reticente sobre a necessidade deste projeto de lei.

As entidades empresariais entendem que por ser uma medida onde há um consumo considerável do dinheiro público, ela no mínimo, deveria ser amplamente debatida com a sociedade civil organizada.

Esperamos que a matéria, que atualmente aguarda votação da Comissão de Constituição e Justiça, não seja aprovada. Nossas entidades estão abertas ao debate claro sobre as medidas que impactam fortemente nossa comunidade.

Associação Empresarial de Blumenau (ACIB), OAB-Blumenau, Intersindical Patronal Blumenau e Região, Sociedade Maçônica Regional (Somar), Associação de Micro e Pequenas Empresas de Blumenau (Ampe) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Blumenau.

 

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.