Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Entenda por que um avião americano sem identificação pousou no Brasil

Foto: Wikimedia Commons

Por: Ewaldo Willerding Neto

20/08/2025 - 14:08 - Atualizada em: 20/08/2025 - 14:34

Um avião sem identificação vindo dos Estados Unidos pousou no Brasil na terça (19) em uma ação oficialmente não informada pelas autoridades brasileiras. A aeronave, um Boeing 757 completamente pintado de branco e sem nenhum registro na fuselagem, aterrissou no aeroporto de Porto Alegre no final da tarde e depois se dirigiu a São Paulo, conforme confirmaram as concessionárias que administram os terminais.

“O voo foi normal e havia plano de voo. Foi tudo normal”, disse o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.

A chegada da aeronave do governo norte-americano provocou dúvidas sobre uma eventual operação em meio às discussões recentes do tarifaço e de sanções ao Brasil. O motivo da viagem, no entanto, não foi informado por nenhuma autoridade – informações preliminares apontam que foi apenas para o transporte de diplomatas dos Estados Unidos a Porto Alegre.

O monitoramento do voo através da internet apontou que a aeronave decolou da cidade de Nova Jersey, nos Estados Unidos, na segunda (18), fez escalas em Tampa, na Flórida, e em San Juan, em Porto Rico, e pousou em Porto Alegre no final da tarde desta terça (19).

“O avião veio de Porto Rico. USAF (United States Air Force, que em português significa Força Aérea dos Estados Unidos) decolou às 19h52 com destino a Guarulhos”, disse a Fraport, concessionária que administra o terminal da capital gaúcha.

Já à noite, o avião do governo dos Estados Unidos pousou no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos “com autorização do Ministério da Defesa”, disse a GRU Airport, concessionária do terminal. A empresa completou afirmando que “a operação ocorreu normalmente, sem intercorrências”.

Segundo informações do site AeroIn, especializado em aviação, o avião é do modelo 757-200 da Força Aérea dos Estados Unidos designado C-32B. É utilizado em missões do Departamento de Estado (equivalente ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil) para o transporte de oficiais de agências governamentais como militares, diplomatas, agentes da CIA e pessoal especializado.

É apelidado de “Gatekeeper” (porteiro, em tradução livre) e tem como função proteger embaixadas e interesses americanos no exterior em momentos de crise como retirada de pessoas de embaixadas.

*Com informações a Gazeta do Povo.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.