Entenda o motivo: cidade fecha estradas para evitar multidão de turistas

Foto: Reprodução/TikTok

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

30/09/2023 - 09:09 - Atualizada em: 30/09/2023 - 09:40

Pomfret, localizada no estado de Vermont, nos Estados Unidos, é um lugar de grande beleza, especialmente durante o outono. Nesta estação, que tem início em setembro no Hemisfério Norte, a paisagem da cidade se transforma em tons que variam do verde ao alaranjado, criando um cenário irresistível para compartilhar nas redes sociais. No entanto, nos últimos cinco anos, a popularidade de Pomfret nas plataformas como Instagram e TikTok atraiu um grande número de turistas em busca dessas fotos perfeitas.

@aquintano Fall foliage falling in Pomfret, #Vermont. #NewEngland #Autumn #FallVibes #TravelLife #travelphotographer ♬ Surrender – Natalie Taylor

“Alguma coisa tinha que ser feita”, disse Mike Doten, dono de uma fazenda de 32 hectares, ao jornal “Boston Globe”. Ele contou que estava acostumado a receber um fluxo sazonal de turistas interessados nas folhas coloridas, geralmente fotógrafos profissionais e visitantes que ficavam em pousadas próximas, que eram em menor número e “mais bem-educados”.

O aumento da fama resultou em problemas para a comunidade local, incluindo congestionamento significativo nas estreitas estradas de terra, invasões frequentes de propriedades privadas, desrespeito generalizado aos sinais de distância, realização de piqueniques não autorizados, uso excessivo de drones para capturar imagens e comportamentos inapropriados, como urinar em áreas públicas e deixar para trás grandes quantidades de lixo. Essas questões têm afetado consideravelmente a qualidade de vida dos moradores locais.

“Foi demais, está muito lotado”, queixou-se o fazendeiro. Ele já teve que usar seu trator para retirar carros estacionados ao longo das estradas rurais e não pavimentadas.

Diante dessa situação, a prefeitura da cidade reconheceu que o problema deixou de ser apenas um incômodo e passou a representar um risco à segurança pública. Como resposta, foi decidido bloquear temporariamente a Cloudland Road para todos os visitantes, com exceção dos moradores locais, durante as três semanas de maior afluxo de turistas, que vão de 23 de setembro a 15 de outubro.

É importante ressaltar que o turismo desempenha um papel crucial na economia da região. No entanto, a diretora executiva da Câmara do Comércio local, Beth Finlayson, acredita que o fechamento temporário da estrada não prejudicará o setor e é necessário para garantir a segurança e o bem-estar da comunidade local.

“Nós respeitamos as necessidades da comunidade. Não parece haver os limites que costumavam existir”, disse ela. “Direcionamos as pessoas para outros locais bonitos. Há muitos deles em Vermont”, completou.