Engenheiro Urbano Lopes de Sousa Netto assume Presidência do Porto de Imbituba

Foto: Divulgação/SCPAR

Por: OCP News Criciúma

26/10/2023 - 21:10 - Atualizada em: 26/10/2023 - 21:16

O Conselho de Administração da SCPAR Porto de Imbituba anunciou a nomeação do engenheiro Urbano Lopes de Sousa Netto para a presidência da Autoridade Portuária do Porto de Imbituba. Urbano sucede Luís Antonio Braga Martins, que exerceu a liderança da gestão desde o início deste ano.

O novo presidente, além de engenheiro eletricista, é Físico e possui mestrados em Economia e em Logística e Gestão Portuária. Ele chega diretamente do Ministério de Portos e Aeroportos, onde desempenhou funções desde 2012, acumulando experiência como Analista de Infraestrutura. Seu último cargo na instituição foi o de coordenador-geral de Arrendamentos Portuários na Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA). Durante sua trajetória na SNPTA, ele ocupou cargos de gerência e coordenação nas áreas de contratos de arrendamento portuário, fomento, parcerias e outorgas, além de ter sido presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) dos portos de Itajaí e São Francisco do Sul. Em Imbituba, Urbano havia sido suplente do presidente do CAP entre 2015 e 2019.

A cerimônia simbólica de transição da presidência ocorreu no auditório do complexo portuário, com a presença de colaboradores, diretoria executiva e do diretor-presidente da holding SCPAR, Alexandre Amim Salum Jr, que deu as boas-vindas e expressou seus votos de sucesso ao novo gestor.

Urbano Lopes de Sousa Netto afirmou: “Aceitar esse desafio é uma grande honra. Com esse corpo técnico qualificado, trabalharemos para que o Porto de Imbituba continue crescendo e trazendo desenvolvimento econômico e social.”

O diretor-presidente Alexandre Amim Salum Jr destacou as potencialidades do porto público e anunciou que sua gestão se concentrará em alavancar essas vantagens e empreender ações que atraiam mais cargas e investimentos, fomentando parcerias e promovendo o diálogo com todos os setores envolvidos na vida do Porto.

Na despedida, Luís Antonio Braga Martins agradeceu pelo apoio recebido e enalteceu a excelência técnica da equipe do Porto de Imbituba. Ele também ressaltou que a SCPAR possui um planejamento estratégico sólido, que poderá orientar este período de transição.

Elivelton Doré, gerente comercial do Porto, apresentou um resumo das características e da situação atual da instalação portuária. Atualmente, Imbituba movimenta uma média de 640 mil toneladas por mês, registrando um aumento de 7,6% em relação a 2022. Também foi destacado o impacto econômico que o Porto tem na cidade, contribuindo com cerca de 60% da economia local.