Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Enchente de 1983: deputado relembra os 40 anos da tragédia em Blumenau

Foto Fundação Cultural de Blumenau/Arquivo Histórico José Ferreira da Silva

Por: Luan Tamanini

06/07/2023 - 12:07 - Atualizada em: 06/07/2023 - 12:39

Blumenau e região vivenciavam, há exatos 40 anos, uma das maiores enchentes já vistas no Brasil. A chuva, que iniciou no dia 5 daquele mês, se arrastou ao longo de cinco dias seguidos. O ápice do desastre ocorreu no dia 9 de julho, quando o rio Itajaí-Açu, em Blumenau, atingiu o nível de 15,34 metros.

Na ocasião, o centro e alguns bairros ficaram debaixo da água, ilhados e sem qualquer tipo de comunicação. A cidade permaneceu alagada por 32 dias. Os blumenauenses só conseguiam receber comida e água por meio de helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB).

A tragédia foi lembrada pelo deputado Doutor Vicente Caropreso (PSDB) durante sessão ordinária realizada nessa quarta-feira (5) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). O parlamentar ocupou a tribuna para falar das enchentes devastadoras na região.

“Foi uma enchente que durou muito tempo, na época eu era tenente do 23º Batalhão de Infantaria. O rio Itajaí atingiu 15,34 m acima do nível normal, bairros e o centro ficaram ilhados, muitos locais sem acesso nenhum”, contou Caropreso, que destacou o esforço da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. “Produziam a comida, carne seca com arroz, que era distribuída de helicópteros”.

O deputado exibiu fotos da tragédia e das pessoas, principalmente gestores públicos, que estiveram na linha de frente do socorro às vítimas.

“Foi uma experiência de muita doação de todos, Blumenau teve oito mortos, 50 mil desabrigados, quase um terço da cidade. Depois das enchentes a prevenção dos desastres teve uma mudança radical, o estado passou a conviver de maneira mais profissional. A Oktoberfest nasceu depois das enchentes”, lembrou Caropreso.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp