Temporais e cheias têm atingido o estado do Rio Grande do Sul desde o final do mês de abril. Em razão das inundações, mais de 90% do estado foi afetado e permanece em alerta. A fim de levar mais informação e ajuda aos residentes gaúchos, empresas nacionais e internacionais, professores e entidades públicas do Rio Grande do Sul se unem para lançar o “PainelRS”. A plataforma, que é baseada em inteligência geográfica e geoprocessamento, inclui informações da NASA, e já pode ser acessada por todos os cidadãos.
Desenvolvido por empresas como a Imagem Geosistemas, ESRI, Codex, Linedata, Yalo, Microsoft e a NASA, o PainelRS oferece uma visão completa da situação atual do estado do Rio Grande do Sul, incluindo dados de segurança, saúde, locais para abrigo, pontos de coleta/distribuição de doações e status das barragens, tudo em tempo real. Utilizando WhatsApp, chatbots e webchats, o site permite uma rápida coleta de informações, mais eficiência na comunicação e na coordenação de respostas.
Para Marlos Batista, diretor de sustentabilidade da Imagem Geosistemas – uma das empresas líderes do projeto -, o painel passa a ser uma importante ferramenta para as autoridades locais, pois conseguirão tomar decisões mais assertivas ao olhar para uma única base de informações. “A capacidade de cruzamento de dados geográficos permite entender os cenários de forma detalhada, fornecendo dados sobre as áreas de risco, a evolução das inundações e o status das barragens de forma interativa (mapas), possibilitando uma compreensão mais precisa da situação”, reflete.
Já em relação à população, segundo Thiago Lapagesse, CEO da Linedata – companhia associada da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia) participante da idealização do hub -, o painel passa a ser um importante canal de comunicação por mensageria, a forma mais rápida dos cidadãos buscarem por informações básicas, além de ser um espaço para abertura de chamados, por exemplo, para resgate. “O PortalRS passa a ser um meio, simples e objetivo, meio à tragédia”, afirma.
Por meio deste espaço colaborativo, criado em tempo recorde, acredita-se que as ajudas chegarão, inclusive, em lugares remotos. “Com o engajamento de diversas empresas e entidades, o PainelRS demonstra a importância da centralização de informações e da integração de sistemas em momentos críticos como este. A plataforma representa uma ferramenta crucial para enfrentar desafios e garantir o bem-estar da população em situações de emergência como esta que hoje assombra o estado gaúcho”, relata Batista que emenda dizendo: “é fundamental que o lançamento deste canal de comunicação chegue para toda a população brasileira, e que toda e qualquer informação indicando evacuação seja atendida o mais rápido possível”, conclui.
Além do apoio de grandes empresas de referência mundial, como a ESRI, a Yalo, a Iceye, a Microsoft e a NASA, contribuindo com tecnologia e dados para o projeto, o hub conta, também, com a D’Araújo Comunicação, agência de Florianópolis (SC), a fim de ampliar o alcance do canal. A ação oferecida pelas empresas é gratuita, com intuito de ajudar na emergência e no início da reconstrução do estado do Rio Grande do Sul. Para conhecer e divulgar o Painel RS, acesse https://painelrs.com.br/.