Empresária tem pulmão perfurado em sessão de acupuntura

Foto: Instagram/Reprodução

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

15/10/2021 - 09:10 - Atualizada em: 15/10/2021 - 09:13

O que era para ser apenas uma sessão de acupuntura, terminou com a empresária Jessika Aldrey Germiniani, de 26 anos, internada após a massoterapeuta que a atendeu ter perfurado o pulmão durante a sessão, na segunda-feira (11), em Sorriso no norte do Mato Grosso. A mulher disse que sentiu dor e falta de ar durante o procedimento, mas a profissional disse que “era normal”.

“Na hora que foi colocada a agulha senti dor e falta de ar, mas foi falado que era normal, que fazia parte do procedimento. […] Continuei sentindo muita dor. Vim ao hospital e me levaram para fazer tomografia. Assim que terminei, o médico falou que tinha ar no meu pulmão e precisava operar. Entrei em desespero”, relatou Jessika.

A mulher precisou passar por uma cirurgia de emergência e está usando um tubo para limpar todo o ar comprimido que ficou no pulmão. Nesta quinta-feira (14), o médico fechou o dreno para avaliar como o pulmão vai reagir. Caso a jovem consiga respirar sem dificuldades, poderá receber alta.

“Depois da cirurgia continuei sentindo muita dor, pois o dreno fica entre as costelas. Agora estou aqui me recuperando. Continuo sem previsão de alta e, por enquanto, estou apenas na expectativa”, disse.

De acordo com a empresária, ela teria procurado uma massoterapeuta no início da semana, pois estava com dores no pescoço. A profissional, que atende aos clientes na própria casa, insistiu em realizar uma sessão de acupuntura nas costas da jovem para acelerar o processo de recuperação.

Jessika disse que desde o início da aplicação da agulha, ela sentiu um desconforto e dificuldade para respirar. A jovem foi aconselhada por uma colega fisioterapeuta, à procurar um hospital imediatamente.

“Ela [fisioterapeuta] sugeriu que poderia ter acontecido o mais improvável, que era ter perfurado meu pulmão. Também liguei para a massagista para perguntar quantos centímetros ela havia enfiado a agulha, mas ela não explicou direito, falou que era coisa da minha cabeça”, contou.

No hospital, Jessika fez um exame de tomografia, que apontou uma perfuração no pulmão..

O laudo apontou pneumotórax. Esta condição ocorre quando o ar passa para o espaço entre os pulmões e a parede torácica. Os sintomas incluem falta de ar e dor torácica.

Foto: Arquivo pessoal

Além do dreno, a empresária deverá ser acompanhada por uma fisioterapeuta, para que em seguida consiga recuperar as funções do pulmão.

Foto: Jessika Germiniani/Arquivo pessoal

 

Caso raro

Segundo o coordenador da Associação Brasileira de Acupuntura (ABA), Sérgio Galdino, que também avaliou o caso casos de Jessika, disse que esses casos são raros e geralmente acontecem quando o procedimento é feito por um profissional que não tem experiência na área.

O coordenador ainda afirma que o curso da ABA de acupuntura é de 25 meses e ensina técnicas específicas. Um profissional precisa ter essa habilitação para atuar.

Foi informado pela associação que estão investigando se a profissional que perfurou o pulmão de Jessika realmente tem habilitação para a acupuntura ou se está ilegal.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).