Mariana Spengler conta que os desafios a fizeram uma mulher empreendedora. “Desde os 7 anos, já vendia picolé com meu irmão Silvio”, conta a mulher à frente da Spengler Decor.
As lojas e ateliê, que são referência no mercado em tecidos, persianas e revestimentos, bem como confecção de cortinas, nasceu em 1982, com a mãe de Mariana e os irmãos Silvio, Silvia e Carolina. “No início, só confeccionávamos cortinas em Gaspar, na nossa própria casa. Da simples confecção de cortinas o negócio prosperou e abrimos nossa primeira loja, no Centro da cidade. Em 2008, abrimos o showroom em Balneário Camboriú”.
Neste momento, Mariana conta que houve o maior crescimento da Spengler, quando foram iniciadas grandes parcerias com clientes, arquitetos e construtoras. Em 2013, outro momento marcante foi a abertura do showroom em Blumenau, a partir da necessidade de levar as grandes marcas e grifes para a região. As lojas também são revendas da marca de persianas Hunter Douglas.
Todas as cortinas, colchas, almofadas e demais produtos são confeccionados no ateliê da Spengler Decor, em Gaspar. Com seus produtos exclusivos para além do seu lar, desenvolve trabalhos na área náutica e corporativa com as melhores marcas do mercado, aliando, conforme destaca Mariana, conforto, tecnologia, personalização e amor em cada detalhe.
Hoje, residindo em Balneário Camboriú, sua rotina se desdobra entre Gaspar e Blumenau. Além dela e seus irmãos Silvio e Silvia, a terceira geração da família também está à frente da empresa, com seu filho Giovanni e suas sobrinhas Gisa e Bruna. Mariana conta um pouco mais sobre sua trajetória nesta entrevista para a segunda edição do projeto Mulheres que Inspiram, realizado pela Contax Contabilidade e Planejamento Tributário e apoio da Presse Comunicação e OCP News Vale.
– Em que momento da sua vida se sentiu uma mulher empreendedora?
Desde pequena, aos 7 anos, já vendia picolé com meu irmão Silvio. Sou muito comunicativa, adoro pessoas e relacionamentos, e sempre na minha vida, vejo numa situação o que posso fazer a mais. Minha mãe é uma guerreira, vitoriosa, me ensinou desde pequena a trabalhar muito, acho que foi daí que fui me tornando uma empreendedora.
– Como foi ter um filho tão jovem e empreender ao mesmo tempo?
Tive meu filho aos 20 anos, muito jovem e trabalhando demais. Ele cresceu nos meios das máquinas e tecidos, teve também que se virar desde muito cedo, hoje ele está com 37 anos, um grande homem, que trabalha na empresa, no financeiro.
– Quais foram os principais desafios profissionais que você enfrentou?
Meus maiores desafios foram relacionados à gestão de pessoas. E ainda continua sendo. Sempre busco me aprimorar e me cercar de pessoas que me auxiliam nesta jornada. Tenho muita gratidão pela nossa equipe, que busca junto conosco através de muito comprometimento e aperfeiçoamento entregar o melhor para cada cliente.
– Que oportunidades você acredita que foram fundamentais para empreender com a Spengler Decor?
Força de vontade e objetivo de sempre buscar mais. Depois, foi buscando oportunidades, estar sempre conectada com as tendências, formar grandes relacionamentos, parcerias e ter credibilidade no mercado.
– O fato de ser uma mulher atrapalhou em algum momento?
Não atrapalhou em nenhum momento. Sempre acreditei muito em mim mesma. A vida me fez forte.
– Que orientações ou conselhos você daria para mulheres que desejam empreender?
Primeiro, esteja sempre preparada. Prepare-se que as oportunidades chegam até você. Tenha seu objetivo claro. E a última, mas não menos importante, cultive a disciplina com você mesma.
– Você acredita que o empreendedorismo feminino seja a saída para a independência da mulher?
Acredito que sim, as mulheres devem caminhar em direção aos seus objetivos para buscar sua independência.
Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.