Huvispan Têxtil concorre ao Prêmio Ser Humano e apresenta mudanças em seus processos internos de 5S.
Estar entre as melhores empresas de Santa Catarina até 2028 é uma das metas da Huvispan Têxtil, empresa de Blumenau de tinturaria e acabamento para o setor têxtil. Em 2024, a instituição deu um passo importante para alcançar esse objetivo, após conquistar uma nota superior a 80, o que habilita a Huvispan a concorrer ao 1º, 2º ou 3º lugar do Prêmio Ser Humano, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Santa Catarina (ABRH-SC). Disputando o prêmio na categoria “Gestão de Pessoas – Desenvolvimento”, a organização blumenauense investe efetivamente no desenvolvimento de líderes desde 2018.
“Há seis anos, a Huvispan identificou a necessidade de fortalecer sua liderança para construir um ambiente de trabalho mais colaborativo e integrado. Através de um programa de coaching individual para líderes e a implementação de reuniões mensais de alinhamento, conseguimos desenvolver uma comunicação eficaz, engajando tanto os líderes quanto os colaboradores”, explica a Gerente de Gestão de Pessoas, Djane Michele Schreiber.
O programa de desenvolvimento de líderes promovido pela Huvispan Têxtil, permitiu que outras iniciativas fossem implementadas, como a “Reunião Mensal de Líderes e Indicadores” e o programa “Despertar para a Inovação”, que geram benefícios concretos para a organização.
“Um dos indicadores que evoluiu muito foi o ‘Reprocesso Mensal – Acabamento’, de 0,57% em 2021 para 0,24% em 2023. Outro indicador, sempre desafiador no mercado têxtil, é o crescimento do faturamento. Em 2022 tivemos 15% de aumento em comparação a 2021 e em 2023 7,4% de aumento em relação a 2022. No absenteísmo tivemos uma queda acentuada neste indicador, de 4,28% em 2021 para 2,26% em 2023. No turnover tivemos em 2021 o índice de 3,89% e em 2023 evoluímos uma queda para 2,34%”, detalha Djane.
Huvispan apresenta resultados positivos de 5S
Além de concorrer ao Prêmio Ser Humano, a participação no encontro 5S demonstra o compromisso da Huvispan Têxtil com a melhoria contínua, metodologia implementada como parte de sua estratégia no desenvolvimento de líderes. No evento, a Huvispan irá apresentar o programa de sugestões internas, “Tinja uma ideia”, uma iniciativa que incentiva os colaboradores a proporem melhorias para a empresa e que gera resultados práticos no aprimoramento dos processos internos.
“Nosso maior desafio foi com a conscientização e resistência à mudança dos colaboradores em implementar o 5s como uma cultura. Nossa solução para enfrentar esse desafio foi envolver fortemente as lideranças, com auditorias regulares realizadas pelos próprios facilitadores do setor. Além disso, elegemos colaboradores para serem responsáveis pelo seu setor e elos entre o setor e o coordenador do programa, implementamos uma política de feedbacks sobre as sugestões e trabalhamos com reconhecimento e recompensas, tanto para os setores destaques, quanto para os facilitadores”, afirma a Analista de Gestão da Qualidade, Ana Paula Alves da Costa.
A implementação de metodologias 5S já demonstra resultados expressivos para a empresa, que conseguiu melhorar a organização das malhas no estoque, gerando ganhos de tempo e maior precisão na entrega dos produtos para as etapas seguintes. O fluxo dos processos na tinturaria também foi aprimorado, proporcionando mais agilidade e produtividade, além do ganho de espaço físico nas áreas de estoque e tinturaria.