Piloto, agente de viagens, juiz e detetive estão entre os 10 empregos mais almejados no mundo, mostra estudo realizado em 170 países pela plataforma de currículos Resume.io.
Para identificar as profissões mais desejadas globalmente, a pesquisa analisou buscas na internet pelas frases “como me tornar um [cargo]” e “como ser um [cargo]”.
Amanda Augustine, especialista em carreiras da Resume.io, disse à revista Forbes que, embora as aspirações profissionais variem entre indivíduos e culturas, certas tendências se repetem.
“Enquanto profissões ‘tradicionais’, como detetive e piloto, continuam populares, é interessante notar que carreiras ligadas à tecnologia, como cientista de dados e engenheiro de software, agora figuram entre as mais desejadas no mundo”.
Os 10 mais desejados:
- Piloto
- Corretor de imóveis
- Engenheiro de software
- Tabelião
- Comissário de bordo
- Agente de viagens
- Cientista de dados
- Juiz
- Terapeuta
- Detetive
É possível ter o emprego dos sonhos?
Com base na pesquisa da Resume.io, especialistas opinaram sobre uma dúvida comum entre trabalhadores: é possível ter um emprego dos sonhos?
A mentora de carreira Fabiana Camargo Frigo diz que, embora faça sentido buscar um ambiente que respeite sua saúde mental e seu bem-estar, é preciso realizar que a realidade também envolve dificuldades. “Nem sempre teremos o emprego dos sonhos. Aliás, poucas pessoas realmente encontram um trabalho perfeito, porque perfeição não existe. Toda empresa tem desafios, toda equipe tem conflitos e todo trabalho tem momentos difíceis”.
Ela observa que nem tudo que incomoda o trabalhador vem do ambiente externo. “Às vezes, são nossas próprias dificuldades, inseguranças ou expectativas que tornam o trabalho mais pesado. O quanto você se cobra? O quanto espera reconhecimento imediato? O quanto sente que precisa provar algo para alguém?”.
Maria José Tonelli, especialista em comportamento organizacional da Fundação Getúlio Vargas, diz que é importante alinhar expectativas à realidade profissional. “Não adianta achar que vai ser feliz o tempo todo, isso não existe”.
Já Mariana Lopes Torres, especialista em carreira, diz que a ideia do emprego dos sonhos é uma consequência da romantização do universo do trabalho. “O emprego dos sonhos não existe. Um trabalho alinhado com o nosso propósito é o que a maioria das pessoas deseja”.
* Com informações da Fiesc
Conheça hábitos essenciais para manter a pele madura jovem e saudável