Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Emergência pediátrica do HU-UFSC em Florianópolis volta a ter atendimento

Foto: Arquivo/HU UFSC

Por: Ewaldo Willerding Neto

11/08/2025 - 09:08 - Atualizada em: 11/08/2025 - 09:24

O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), voltará a ter atendimentos no sistema porta aberta na emergência pediátrica a partir de segunda-feira (11). A unidade conta com cinco leitos e uma equipe multidisciplinar com 26 médicos, nove enfermeiros e 18 técnicos de enfermagem.

O retorno dessa forma de atendimento foi viabilizada após tratativas envolvendo a superintendência do HU-UFSC, Administração Central da Ebserh, SES/SC e Reitoria da UFSC, que possibilitaram a contratação de pediatras.

“Obtivemos a contratação de cinco novos médicos pela Ebserh e assinamos um termo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado da Saúde, que contratará mais quatro pediatras. Então gostaríamos de anunciar que a partir de segunda-feira (11/08) a emergência pediátrica do HU-UFSC voltará a ser porta aberta, atendendo pacientes por demanda espontânea”, afirma o superintendente do HU-UFSC, Spyros Cardoso Dimatos.

Foto: Divulgação/HU UFSC

O HU-UFSC realiza, em média, 8 mil atendimentos de emergência por mês em todos os setores do hospital.

“O Hospital Universitário tem a característica de ser um hospital-escola, e essa reabertura da emergência pediátrica é extremamente importante para a formação dos novos profissionais de saúde (alunos de graduação e residentes)”, salienta Spyros.
A Diretora de Gestão de Pessoas da Ebserh, Luciana de Gouvea Viana, frisou que a Ebserh tem o compromisso de elevar o nível e alavancar a eficiência dos 45 hospitais universitários federais filiados à Rede Ebserh junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). “A reabertura da emergência pediátrica é fundamental para que o HU-UFSC exerça o protagonismo que é da sua missão, tanto na assistência, quanto no ensino, pesquisa e inovação”.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.