A história de Jaraguá do Sul inicia em 1876, com a chegada do coronel Emilio Carlos Jourdan, que trouxe para a região o início da colonização, há 148 anos. Esse marco na cidade deixou o aniversário registrado no dia 25 de julho, mas afinal, essa é mesmo a data da comemoração?
A localidade, que já havia sido ocupada por colonizadores germânicos no Rio da Luz, passou por diferentes administrações, incluindo a de Joinville e Paraty (atual Araquari), até conquistar sua autonomia.
- Gravidez na infância e adolescência afetou mais de 232 mil meninas
- Poluição: no Brasil, aves estão fazendo ninhos com resíduos plásticos
Mas, nesta quarta-feira (26), o município celebra 91 anos de sua emancipação política, um marco histórico que solidificou a trajetória de desenvolvimento e progresso da cidade. A data, oficializada pelo Decreto Estadual nº 565 de 1934, assinado pelo interventor federal Aristiliano Ramos, desmembrou o então distrito Jaraguá de Joinville, elevando-o à categoria de município.
A emancipação foi resultado do crescimento populacional e da expansão econômica da região, que já contava com infraestrutura relevante para a época, como escolas, cinemas, fábricas e hotéis.
O decreto de emancipação ressaltava que a autonomia municipal traria “benefícios incalculáveis ao seu progresso e maior desenvolvimento de sua vida econômica”, previsão que se confirmou ao longo das décadas seguintes.

Publicação do decreto de emancipação de Jaraguá do Sul explica motivos para desmembramento. Foto: Arquivo Público do Estado de Santa Catarina
Atualmente, Jaraguá do Sul se destaca como a 9ª maior cidade de Santa Catarina, com uma população estimada de 195.753 habitantes, segundo o IBGE de 2024. A cidade se consolidou como um importante polo industrial, com forte presença nos setores elétrico, mecânico e têxtil, impulsionando a economia regional e nacional.
O município preserva sua rica herança cultural, com destaque para a arquitetura germânica e a valorização das tradições locais. O arquivo histórico de Jaraguá do Sul desempenha um papel fundamental na preservação da memória da cidade, reunindo documentos, fotos e objetos que contam a história da colonização, emancipação e desenvolvimento do município.
Jaraguá continua a escrever sua história, buscando o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida de seus habitantes. A cidade se destaca pela infraestrutura urbana, segurança pública, serviços de saúde e educação de qualidade, além de oferecer diversas opções de lazer e cultura.
O que é emancipação?
Atualmente, novos municípios podem ser criados por meio da emancipação político-administrativa, que dá a territórios a autonomia de criarem suas próprias leis. Nesse sentido, cidades podem ser desmembradas para que novos municípios sejam criados. Dessa forma, eles contam com uma nova administração, oferecendo à população serviços públicos essenciais, e passam a captar recursos para custeá-la.
Mas o tipo de legislação que criou o então município de Jaraguá, via decreto, não existe mais. A Constituição de 1988 regulamenta que os estados poderão outorgar essa autonomia a novos territórios e, desde 1996, esse processo depende de aprovação prévia de leis federais para a sua realização. Para que isso seja feito, os habitantes dos municípios envolvidos devem votar em um plebiscito, e ainda apresentar e publicar, em forma de lei, um Estudo de Viabilidade Municipal.
Sessão solene e eventos da semana
Às 8h30 de hoje, foi realizada na Câmara Mirim a Cerimônia de Substituição das Bandeiras do Espaço Cívico Walter Carlos Hertel, em frente à Câmara Municipal de Jaraguá do Sul.
Já nesta quinta-feira (27), uma sessão solene que celebra os 91 anos da emancipação de Jaraguá do Sul será realizada às 19h no Círculo Italiano de Jaraguá do Sul, na rua dos Imigrantes Italianos, 33, no bairro Vila Nova. O 150 anos da imigração italiana em Santa Catarina também serão celebrados na ocasião.