Em Indaial, governador inaugura obras de ampliação do Hospital Beatriz Ramos

Foto: Eduardo Valente

Por: Elisângela Pezzutti

11/11/2023 - 19:11 - Atualizada em: 11/11/2023 - 19:20

Com a presença do governador Jorginho Mello, o Hospital Beatriz Ramos, em Indaial, inaugurou neste sábado (11), as obras de reforma e ampliação do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), do Laboratório de Análises Clínicas e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Geral Adulto.

O financiamento das obras foi viabilizado por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Hospital Beatriz Ramos, firmado em abril de 2022. O acordo permitiu o repasse de recursos do Fundo Estadual de Saúde no valor de R$ 6,6 milhões destinados à reforma e ampliação da instituição.

“Era um hospital que estava abandonado e foi feita uma intervenção pela prefeitura. Agora estamos entregando uma nova estrutura para dar atendimento à população de todos os municípios em volta. Enfim, nós estamos mudando a cara da saúde de Santa Catarina, fazendo conta, pagando as contas. Porque é mais importante pagar do que fazer, para que a gente tenha efetivamente uma saúde recuperada”, afirma o governador Jorginho Mello.

A UTI Geral, recém ampliada, conta com 10 leitos e equipamentos modernos, incluindo monitores, respiradores, bombas de infusão, aspiradores, medicamentos e demais insumos. O novo CDI possui amplo espaço e oferecerá os serviços de Raios-X, Ultrassom, Tomografia, Mamografia, Endoscopia e Colonoscopia.

O laboratório está equipado com modernos aparelhos para realização de hemograma automatizado, coagulograma, imunologia e gasometria. Além disso, conta com um setor de microbiologia aparelhado para fazer hemocultura automatizada, análise na qual são realizadas identificações de microorganismos.

Na ocasião, a secretária Carmen Zanotto destacou que o hospital foi um dos primeiros a atender o chamado da SES para buscar a habilitação estadual na alta complexidade em ortopedia, e ressaltou a importância dos avanços.

“São obras que vinham em andamento, uma nova UTI com dez leitos, agora dentro das normas sanitárias, um centro de diagnóstico por imagem com novos equipamentos que incluem tomógrafo, ultrassom, mamógrafo, e também um laboratório. Eu quero lembrar que este foi um dos primeiros hospitais a atender o nosso chamado para habilitação na alta complexidade em ortopedia. E isso significa que ele está autorizado a fazer as cirurgias de quadril, de ombro, de coluna, de joelho, e todas essas melhorias vão aliviar o sofrimento das pessoas”, observa a gestora.

Conforme a dirigente, durante a inauguração, o governador autorizou a liberação de recursos de emendas parlamentares destinadas à unidade. “Hoje o governador nos autorizou a correr e liberar todos os recursos de emendas que ultrapassam R$ 8 milhões. Dessa forma, daremos continuidade nos investimentos e isto significa mais obras para esta casa de saúde”, comemora.

Adriane Machado Ferrari, administradora do Hospital Beatriz Ramos, reforça a importância da parceria com o Estado para a realização da reforma e ampliação. “Hoje o hospital Beatriz Ramos atende em média quase 5 mil pessoas na porta da urgência e emergência, pronto socorro. Então isso vai representar mais qualidade, mais segurança nos atendimentos e uma celeridade nos trabalhos porque antes os exames laboratoriais eram feitos fora, assim como tomografias. Agora todos esses exames podem ser realizados dentro do hospital”.

Foto: Eduardo Valente

O Hospital

O Hospital Beatriz Ramos atende toda a população de Indaial e dos municípios vizinhos. Construído em 1951, há pouco mais de quatro anos é administrado pelo município. Com mais de 60 anos de serviços prestados à comunidade, a instituição presta assistência há muitos casos de acidentes ocorridos na BR- 470.

A unidade realiza uma média mensal de 4.695 atendimentos no pronto-socorro e 303 cirurgias. Atende nas especialidades de Cardiologia, Dermatologia, Psicologia, Proctologia, Gastroenterologia, Ortopedia, Neurologia, Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, UTI Adulto Tipo II, Saúde Mental, Urologia e Bucomaxilo.