O mês de junho mal começou, mas com ele chegaram os aromas, sabores e toda a alegria que permeiam as festas juninas. Geralmente, é nesse mês que os trajes caipiras são tirados do armário, a quadrilha é ensaiada, as guloseimas vem à tona e a fogueira é acessa, formando um dos festejos mais tradicionais do país – que ocorrem também no mês de julho.
Entrando no clima da festividade, que em Jaraguá do Sul já tem diversas festas marcadas – como a das escolas municipais (box ao lado), o jornal O Correio do Povo decidiu trazer algumas dicas e sugestões para você estar preparado para celebrar a data.
Comidas típicas
O que não pode faltar nas festas juninas, são os famosos quitutes. Maçã do Amor, pé de moleque, bolo de fubá, pamonha, cachorro quente, pipoca, arroz doce e curau são algumas das iguarias que fazem sucesso em todas as festas. Separamos várias receitas para você aprender a fazer. Veja abaixo:
O Rolê Gourtmet – Tavião e PC Siqueira ensinam a fazer Pé de Moleque
https://www.youtube.com/watch?v=NlJAiqCLCQQ
Ana Maria Brogui – Caio “Brogui” Novaes ensina como fazer a famosa Maçã de Amor
Receitas de Minuto – Aprenda a fazer um delicioso Bolo de Fubá
Panelaterapia – Receita Maravilhosa de Pamonha de Forno
ICKFD – Danielle Noce ensina a fazer um Brigadeiro de Paçoca
https://www.youtube.com/watch?v=pCzpQfUtRvM
Tastemade Brasil – Luanda e Mohamad homenageiam a festa junina preparando uma Canjica Brûlée.
Aprenda como fazer!
Canal Granola com Iogurte – Aprenda a fazer Quentão de Vinho
Traje Junino
Se você não tem um vestido caipira, vale apostar nas peças com estampas floridas ou xadrez. Pode ser a mistura das duas estampas, uma camisa xadrez e calça jeans, por exemplo (tanto para mulheres quanto para homens). Uma ideia também é colocar “remendos” nas calças jeans. Aproveite o que você já tem no armário para compor o traje: lenços, botas, meias, suspensórios, laços e fitas no cabelo – para fazer tranças ou as tradicionais “Marias Chiquinhas”, além de chapéus de palha.
Decoração
A decoração é que dá todo o clima da festa junina. Toalhas de mesa xadrez ou floridas, bandeirinhas coloridas (que podem ser feitas de papel de seda, folhas de revistas ou jornais) e os balões, que também pode ser feitos de papel, são clássicos enfeites. Você pode utilizar também boneco de palha, tecido xadrez em potes e guardanapos, espigas de milho e chapéu de palha para fazer a ambientação. Esse último, pode ser usado como “porta comidas” e centro de mesa, por exemplo. Basta prender fitas coloridas nos chapéus, vira-los de cabeça para baixo e colocar os quitutes dentro. Outra opção é montar um painel ou pendurar os chapéus na parede. Você também pode usar materiais recicláveis, como garrafas pet e rolinhos de papel, para personalizar sua decoração.