Um elefante-marinho foi flagrado descansando em duas praias do Litoral Norte de Santa Catarina. Nesta segunda-feira (13), o animal fez uma pausa na faixa de areia da praia do Buraco, em Balneário Camboriú.
Na ocasião, o Grupo de Proteção Ambiental da Guarda Municipal esteve no local, fez um isolamento por segurança e acionou o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), que avaliou o mamífero.
Macho subadulto, ele estava com um quadro clínico saudável, segundo a médica veterinária Adriane Steuernagel, que integra a equipe técnica do PMP-BS. Depois, o elefante-marinho retornou para a água e parou para um novo descanso na praia Brava, em Itajaí.
O animal faz parte da família dos Pinípedes, espécies que migram anualmente para a costa brasileira. Eles, muitas vezes, são vistos descansando no costão rochoso ou na faixa de areia. Conforme especialistas, essa pausa para descanso é saudável, normal e deve ser estimulada.
Pessoas e animais domésticos devem ficar distantes, pois espécies silvestres podem ser agressivas e se estressam facilmente quando notam alguma interação humana. O estresse pode impactar no comportamento natural e na saúde do animal, causando queda na imunidade.
O elefante-marinho ainda pode aparecer durante alguns dias descansando nas praias da região. Se alguém notar a presença dele, lembre-se:
- Não se aproxime do animal;
- Não tente o fazer retornar ao mar;
- Não o alimente;
- Mantenha animais domésticos distantes;
- Acione o PMP-BS pelo telefone 0800-642-3341 e informe o local de ocorrência.
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?
Telegram Jaraguá do Sul