Ela tem razão – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

08/06/2024 - 07:06

Já vou dizer quem ela é, antes preciso lembrar que essa mulher fez uma frase há muitos anos e eu a achei interessante, afinal, sempre concordamos com quem pensa igual a nós. E antes de abrir a porta para ela entrar, lembro ainda que há um velho ditado que diz que “galho que nasce torto morre torto”… Também concordo, vivo dizendo que depois do nosso período de molde, o que período que vai do nascimento até aos cinco, seis anos, nunca mais vamos mudar. Os nossos “fundamentais” na vida se alicerçam nesse tempo que vai do nascimento até, no máximo, aos seis anos. Depois desse tempo, não mudamos em mais nada, só nos secundários da personalidade, os valores básicos estão cimentados. A pessoa de quem falei é a Claudia Raia, quem não a conhece? A frase da Claudinha estava na minha caixa de sapatos, o meu tesouro de memórias. Faz tempo que a Cláudia disse que – “Não alimentar a fantasia de que você pode mudar uma pessoa. Todos são como são e não mudam nem por amor. Isso é pura fantasia feminina”. Aplausos, Cláudia, tens toda razão! O que mais há por aí são mulheres ingênuas, estonteadas, que pensam que vão mudar o caráter de um vagabundo, seja ele quem for, e mais ainda se tiver dinheiro folgado nos bolsos. O caráter é imutável, muitos bonzinhos, beatos da falsidade, dizem que não, que é possível sim mudar um mau-caráter para bom-caráter. Perda de tempo. Nossas mudanças estão adormecidas dentro de nós, elas são possíveis, mas só são possíveis dentro do compasso do nosso caráter. Fingimento é uma coisa, não é mudança. O cara não vale nada, quer conquistar uma ingênua deslumbrada e passa a se comportar como se fosse um carneirinho, mas continua sendo um lobo, faz o que faz visando a enganar pessoas. Só não enganam o delegado, ah, esse eles não enganam, ô… Dito isso, leitora, um casamento para valer a pena tem que ser “dois em um”, um complemento de afetos e concordâncias. Bah, coisa tão rara quanto um sol da meia-noite aqui entre nós… Não por outra razão que concordo, forçadamente, mas concordo com os que dizem que casamento é loteria…

ELAS

As mulheres são constrangidas, surradas e silenciadas pelos machos “caídos” porque permitem. Os homens têm mais que as mulheres só a força física. Comprovadamente, por todas as ciências, as mulheres são mais inteligentes que os homens em tudo, porém… Colocam-se num segundo plano, o da subserviência, e parece que são religiosas, seguindo a Bíblia: – “Mulher, sede submissa a vosso marido”! Jamais! Subjugação é escolha ou medo… Já digo mais.

VOTO

As mulheres podem mudar o seu mundo e a sociedade toda, afinal, elas são maioria eleitoral, é só votar apenas em mulheres. Mudarão o lado do “cabresto”. Diga-me se tem cabimento que 55% das mulheres-mães no Brasil sejam mães-solo? E os pais das crianças, e os maridos? Deram no pé. Isso não pode continuar acontecendo, e o primeiro passo é as mulheres diminuírem a pressa nos namoros, não se deixarem enganar pelas aparências deles ou pelos “interesses” delas mesmas. Tudo pode mudar, se elas decidirem pela mudança…

FALTA DIZER

A jovem mulher andava pelo shopping, em Florianópolis, com uma calça jeans que nem para doação servia. Toda rasgada, desbotada, uma roupa daquelas que nem no lixo encontramos, mas… Na moda. E a mulher usava a calça se achando… A calça foi comprada daquele jeito, muito comum. Moda de quem não se respeita.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.