Jaraguá do Sul 147 anos: Educação de Jaraguá é premiada no Summit Cidades 2023

Por: Maria Luiza Venturelli

25/07/2023 - 09:07

Em 2023, a educação pública municipal de Jaraguá do Sul se destacou em nível estadual e na região sul do Brasil. Durante o evento Summit Cidades, que aconteceu em Florianópolis (SC) entre 26 e 28 de junho, dois projetos da educação de Jaraguá foram premiados com troféu de Boas Práticas do Summit Cidades: o de educação financeira nas escolas municipais e o de libras para alunos e professores cujas turmas têm colegas surdos.

A secretária de educação do município, Emanuela Wolff, explica que participar do Summit Cidades foi muito importante para compartilhar os conhecimentos da rede municipal de educação com outros municípios. “Jaraguá do Sul é sempre elogiada em nível nacional pelo seu trabalho na educação. Poder apresentar os projetos nesse congresso, que é um evento nacional, mostra a importância da educação no quesito inovação. Estou muito orgulhosa do trabalho dos nossos servidores e da dedicação das nossas crianças”, destacou Emanuela.

Destaque no Ideb em Santa Catarina

Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul também ficou com a melhor pontuação dos municípios catarinenses com mais de 100 mil habitantes, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em setembro de 2022.

Jaraguá conquistou a posição de primeiro lugar tanto nos Anos Iniciais (1º ao 5º ano) quanto nos Anos Finais (5º ao 9º ano). Nos Anos Iniciais, a nota de Jaraguá do Sul foi 7, à frente de cidades como Blumenau, Joinville, Brusque, São José, Itajaí, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Palhoça, Balneário Camboriú, Tubarão e Lages, os dez mais bem posicionados do estado. No Ideb dos Anos Finais, a nota de Jaraguá do Sul foi 6,2. Entre os sete municípios da microrregião da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) Jaraguá do Sul ficou com as melhores notas.

Primeira Escola de Programação na rede pública de ensino

Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul

Com foco na cultura digital e de linguagem de programação, a Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul lançou no início de abril, a Escola de Programação da rede municipal de ensino.

Desde então, alunos do 6º ao 9º ano podem conhecer as metodologias empregadas nas áreas tecnológicas para resolução de problemas, tendo acesso às diferentes linguagens de programação e à lógica de programação. Tudo isso está conectado às exigências do mercado de trabalho que esses adolescentes e jovens vão encontrar.

Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul

Notícias no celular

Whatsapp