Educação capacita servidores sobre inclusão de alunos autistas em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação PMJS

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

24/11/2023 - 14:11 - Atualizada em: 24/11/2023 - 16:36

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Associação Amigos do Autista (AMA), promoveu, nesta quinta-feira (23), na Acijs, um treinamento direcionado aos gestores das unidades escolares da rede sobre o manejo comportamental de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O objetivo da formação continuada foi capacitar a equipe gestora e pedagógica em relação aos conceitos e práticas da inclusão de crianças/alunos com TEA na rede municipal de ensino.

Uma equipe técnica da AMA ministrou a capacitação. O Município já vem realizando um trabalho em parceria com a instituição no atendimento dos alunos com TEA.

“Sabemos que estar na escola vai além de simplesmente planejar; é preciso compreender os alunos, respeitar suas singularidades para, assim, promover uma aprendizagem adequada e desenvolver habilidades e potencialidades dos estudantes”, explica a secretária de Educação, EmanuelaWolff.

Foto: Divulgação PMJS

Segundo a secretária de Educação, o Município adota o conceito de inclusão ao longo de todo o ano letivo. “A abordagem de inclusão na educação é de extrema importância para garantir que todas as pessoas, independentemente de suas habilidades ou características individuais, tenham acesso igualitário a oportunidades educacionais e desenvolvimento pessoal”, comenta.

Esta etapa da formação teve como público-alvo coordenadores pedagógicos, diretores, pedagogos de AEE, técnicos de enfermagem, assessores da Semed e equipe multidisciplinar da educação especial. A intenção é oferecer o treinamento para todos os professores da rede e demais servidores da Educação.

“Foi uma troca de experiências importante entre a rede de ensino e os profissionais que atendem os alunos com TEA. Buscamos proporcionar maior engajamento de todos os envolvidos no processo da educação inclusiva”, finaliza Emanuela Wolff.