Para fomentar a reciclagem no município, a prefeitura de Joinville entregou na tarde desta segunda-feira (24) um Ecoponto no Parque São Francisco, no bairro Adhemar Garcia.
Na mesma cerimônia, foi assinado o Termo de Cooperação entre a Secretaria do Meio Ambiente (Sama) e o Instituto do Meio Ambiente (IMA) para definir ações do programa “Penso, Logo Destino”, voltado ao gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos.
- Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: Grupo de Joinville
As atividades fazem parte da programação da 9ª Semana Lixo Zero que é organizada pelo Coletivo Joinville Lixo Zero e tem apoio da Prefeitura de Joinville.
“O trabalho de reciclagem é feito através da somatória de toda a sociedade. Então quando você forma cooperações e trabalho em conjunto, temos um resultado maior. A exemplo do que estamos fazendo nas escolas municipais, onde vamos instalar miniecopontos”, diz o prefeito Adriano Silva.
No dia 31, a Seinfra vai implantar 10 miniecopontos em escolas do município. Já com o ecoponto no Parque São Francisco, a comunidade do Adhemar Garcia pode descartar corretamente materiais como plástico, papel, vidro, metal, além de pilhas e baterias, em qualquer horário do dia.
O secretário de Infraestrutura Urbana de Joinville, Jorge Sá, citou os investimentos futuros e lembrou do que já foi realizado.
“Esse é o segundo ecoponto. O primeiro está no Centreventos Cau Hansen. Nós ainda vamos instalar mais dois em 2023 e dois em 2024, totalizando seis ecopontos. Além disso, trabalhamos a educação ambiental ao disponibilizar os miniecopontos nas escolas. Atualmente, Joinville tem 80 contentores de mil litros instalados para fazer a coleta seletiva, ressalta o secretário.
4,5% dos resíduos coletados em Joinville são reciclados
Atualmente, Joinville destina para o aterro sanitário municipal, cerca de 12 mil toneladas por mês de resíduos sólidos urbanos comuns. A quantidade de resíduos recicláveis fica em torno de 550 toneladas por mês, o que corresponde a cerca de 4,5% do volume total de resíduos coletados na cidade.
“Muitas pessoas têm a intenção de destinar corretamente, mas não sabem como fazer, onde levar, isso é uma questão de educação. A gente mostra para as pessoas que elas têm onde levar, que elas podem, e não vão colocar no lugar errado”, avalia a diretora executiva da Sama, Ana Rizzatti.
Município é o 1º de grande porte a aderir ao “Penso, Logo Destino”
Pelo programa “Penso, Logo Destino”, Joinville vai receber ações educativas que promovem o gerenciamento ambientalmente correto dos resíduos da logística reversa, como lâmpadas, pilhas e baterias, eletroeletrônicos, entre outros.
Joinville é o primeiro município de grande porte a aderir ao programa em Santa Catarina.
“Somos o primeiro Estado do Brasil a erradicar os lixões e cumprimos essa meta há cerca de 15 anos. Hoje damos um passo significativo, quando falamos em logística reversa e o programa é voltado a esse tema na primeira fase. Com os bons números que Joinville vem apresentando e com uma equipe técnica competente na área do meio ambiente, temos certeza que vocês terão bastante êxito em implementar essas políticas de logística reversa e coleta seletiva”, afirma o diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental do IMA, Fábio Castagna da Silva.