Economia e empreendedorismo em foco: Jaraguá do Sul tem oportunidades para todos

Foto: Chan/We Art

Por: Maria Luiza Venturelli

13/09/2022 - 15:09 - Atualizada em: 23/05/2024 - 11:49

Indústrias conhecidas internacionalmente, empresas tradicionais de diferentes ramos e pequenos negócios impulsionados pela desburocratização constituem o cenário atual da economia de Jaraguá do Sul. A cidade segue crescendo cada vez mais no empreendedorismo, rumo a uma realidade que deve expandir ainda mais os índices econômicos nos próximos anos e tornar a região ainda mais inovadora para quem quer morar e empreender.

Jaraguá do Sul tem a sétima maior economia de Santa Catarina, de acordo os dados mais recentes, atrás apenas de Joinville, Itajaí, Florianópolis, Blumenau, São José e Chapecó. Também é importante ressaltar que Jaraguá apresentou um grande crescimento econômico nos últimos anos e se tornou um dos principais núcleos industriais do estado, sede de algumas das maiores empresas do Brasil nos setores metal mecânico e de confecções. Também se destaca pelas empresas do ramo de tecnologia e prestação de serviço, área que cresce cada vez mais na região.

Foto: WEG

Um dos diferenciais do município é o povo organizado e trabalhador, que torna comum a presença de diversas empresas que surgiram de origem familiar e com o tempo se tornaram grandes complexos industriais, como é o caso da Marisol, Malwee, Nanete e Elian, na área de confecções. Chocoleite, Arroz Urbano e Bretzke são algumas das alimentícias mais conhecidas e que geram empregos para muitos jaraguaenses. Além da TS, no ramo de metalurgia e a WEG, que se destaca entre as 10 maiores empresas do Brasil.

O empreendedorismo da região é uma inspiração para o restante do país. Mesmo com a pandemia de Covid-19, que causou muitas dificuldades nos mais diversos segmentos, outros se mantiveram vivos e ativos no município, aumentando ainda mais a vontade do povo jaraguaense de empreender e de acreditar na possibilidade de iniciar novas caminhadas.

Além disso, o voluntariado também é uma das marcas registradas da cidade, que conta com empresários comprometidos que participam e ajudam nas mais diversas questões sociais. Trabalhar em conjunto está na essência do povo jaraguaense, basta observar o engajamento da comunidade em movimentos de ajuda ao próximo, e essa vontade de ajudar uns aos outros faz com que o município se desenvolva cada vez mais.

Gestão eficiente

Foto: PMJS

O crescimento da economia da cidade também é resultado do investimento que a Prefeitura busca fazer na flexibilização da legislação e na simplificação de processos para abertura e a manutenção de empresas de todos os portes. Atualmente, o foco é a tecnologia, que torna possível abrir uma empresa de forma rápida, segura e quase totalmente online, facilitando muito para o empresário.

A gestão busca fomentar ideias inovadoras, que possam tornar empresas rentáveis, gerando lucro para os empreendedores e para toda a economia local, além de melhorias sociais, com a criação de novas oportunidades de trabalho.

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, nos primeiros cinco meses de 2022, Jaraguá do Sul ficou entre as 10 melhores cidades de Santa Catarina na geração de empregos. Em 2021, o ano terminou com um saldo de quatro mil novos postos de trabalho.

Notícias no celular

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista apaixonada por contar histórias inspiradoras, formada pela Faculdade Ielusc