Dr. Vicente representa Alesc na posse da nova diretoria do CRM-SC

Foto: Divulgação

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

10/10/2023 - 11:10

O médico deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), vice-presidente da Comissão de Saúde, representou a Assembleia Legislativa no ato de posse do novo presidente do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC), médico Marcelo Lemos dos Reis. No ato realizado, na última sexta-feira (6), no Teatro Governador Pedro Ivo Campos, em Florianópolis, também foram empossados os novos conselheiros e a diretoria do órgão.

O CRM-SC representa mais de 26 mil profissionais e tem a atribuição de zelar pela qualidade da medicina no Estado. As vice-presidências da entidade serão ocupadas pelo médico Juliano Pereima Pinto e pelas médicas Andrea Antunes Caldeira de Andrada Ferreira e Rosele Maria Branco.

Em seu pronunciamento, Dr. Vicente destacou a biografia do novo presidente do CRM-SC. Também abordou os desafios impostos à entidade na fiscalização do exercício da profissão médica em Santa Catarina. Apontou para a preocupação com a qualidade da formação dos profissionais e os reflexos disso no atendimento da população, diante da proliferação de novos cursos de medicina no Brasil. Recentemente, o governo federal liberou cerca de 100 novos cursos de medicina no país, cerca de 5,7 mil novas vagas.

O deputado também destacou a importância de ações unificadas conduzidas pelas entidades representativas da categoria no estado, citando o Conselho Regional de Medicina, a Associação Catarinense de Medicina (ACM), o Sindicado dos Médicos de Santa Catarina (Simesc) e a Academia Catarinense de Medicina. Também colocou a Assembleia Legislativa à disposição do setor.

Foto: Divulgação

“Se faz necessário, mais do que nunca, erguermos nossa força em função do exercício digno da profissão e para o progresso da medicina. Isso é uma tarefa que tem que ser coordenada, não apenas pelo futuro presidente do Cremesc e seus conselheiros, mas pelas entidades médicas constituídas. Pode contar com a força da boa política de Santa Catarina e, acima de tudo, com teus colegas de botina branca.”

Graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense, Marcelo Lemos dos Reis é mestre em Ciências Médicas pela UFSC e especialista em Ortopedia e Traumatologia. Tem MBA em Gestão Hospitalar e pós-graduação em Informática em Saúde (Hospital Sírio Libanês).

Ele já presidiu a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Santa Catarina e ocupou o cargo de vice-corregedor do CRM-SC nos últimos cinco anos. Também foi secretário adjunto da Secretaria de Estado da Saúde no período em que Dr. Vicente foi o titular do cargo, em 2017.