Dois bairros de Jaraguá do Sul recebem o fumacê na terça-feira; confira

Foto: PMJS/Divulgação

Por: OCP News Jaraguá do Sul

22/04/2024 - 19:04 - Atualizada em: 22/04/2024 - 19:31

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que nesta terça-feira (23), ocorrerá aplicação de fumacê em ruas dos bairros Ilha da Figueira e Vila Nova.

A ação será feita pela equipe de Controle de Zoonoses do Município, com equipamento intercostal e utilização do inseticida Cielo.

Confira as ruas

Bairro Ilha da Figueira
R. José Theodoro Ribeiro
R. Avelino Floriano de Borba
R. Maria Madalena Junkes
R. Rio Grande do Norte

Bairro Vila Nova
R. Heini Behling
R. Olívio Domingos Brugnago

Importante:

Em caso de chuva ou outras condições adversas de tempo, a ação poderá ser reprogramada para outro horário. O fumacê é feito em áreas com alta infestação de mosquitos e casos de dengue. Os agentes de combate às endemias estão percorrendo a área onde haverá a aplicação do inseticida para orientar os moradores.

A aplicação é uma medida utilizada para combater mosquitos adultos, especialmente o Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Isso é feito liberando uma “nuvem” de fumaça contendo baixas doses de um inseticida chamado Cielo-ULV. O objetivo principal é eliminar os mosquitos e reduzir a transmissão dessas doenças.

O fumacê será aplicado ao redor das casas por um agente de endemias utilizando uma bomba intercostal, dispersando a névoa de inseticida, atingindo áreas onde os mosquitos se escondem e se reproduzem, contribuindo para proteger as comunidades contra doenças transmitidas por esses insetos. A aplicação visa eliminar o mosquito na fase adulta que está próximo as residências que serão trabalhadas.

As atividades são planejadas e definidas com base em avaliação técnica, em conjunto com a Regional de Saúde, considerando aspectos epidemiológicos (ocorrência de casos em humanos) e entomológicos (bairros infestados pelo mosquito Aedes aegypti).

Cuidados necessários

– Manter aquários, gaiolas, alimentos e vasilhas cobertos até 02 horas após a aplicação do inseticida;
– Pessoas doentes, idosas, alérgicas e recém-nascidos devem permanecer em locais mais afastados por até 02 horas após a aplicação do inseticida;
– Hortas e árvores frutíferas: orientamos higienizar adequadamente antes do consumo;
– Proprietários de animais de estimação, aquários e pássaros devem colocá-los em um cômodo fechado durante a pulverização do inseticida e liberá-los após 30 a 40 minutos. Recipientes de água e comida dos animais também devem ser recolhidos. No caso de colmeias (caixas de abelha), o mesmo período de espera é recomendado antes de abri-las. (A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento está em contato com os apicultores para orientação).