Doenças de inverno: os cuidados com a saúde na época mais fria do ano

Divulgação/PMJS

Por: Pedro Leal

14/06/2023 - 16:06 - Atualizada em: 14/06/2023 - 16:30

Com a proximidade do inverno, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do serviço de Vigilância Epidemiológica, alerta para alguns cuidados que devem ser tomados pela população, considerando que esse período do ano requer atenção para as doenças respiratórias, principalmente.

O secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, lembra que as temperaturas mais baixas favorecem a disseminação dos vírus causadores de infecções como gripes, resfriados, pneumonias, meningites e a própria Covid-19.

“Continuamos observando uma grande procura por atendimentos nos prontos-socorros e nas UBSs. Os hospitais estão cheios, muitas crianças e adultos com quadros respiratórios. Esta alta demanda pressiona a rede de Saúde não só aqui, mas, em todo o estado. Então, é importante que as pessoas redobrem os cuidados com a saúde”, alerta.

A transmissão dessas doenças ocorre, principalmente, por conta do confinamento e permanência em espaços fechados e com pouca ventilação, o que facilita a circulação de microrganismos como os vírus respiratórios, por exemplo.

  • A transmissão dessas doenças pode se dar das seguintes formas:
  • Ao tocar nos olhos, nariz e boca;
  • Preparar ou ingerir alimentos e bebidas sem ter lavado as mãos;
  • Ao tocar numa superfície ou em objetos contaminados;
  • Assoar o nariz, tossir ou espirrar e usar as mãos como anteparo e depois tocar nas mãos de outras pessoas ou em objetos comuns.

Em ambientes fechados, o contágio por vírus de transmissão respiratória é bem maior. “Como a transmissão acontece de pessoa para pessoa por meio da saliva, tosse ou espirro, é importante arejar os ambientes e evitar aglomerações em locais fechados.

Pessoas que apresentem os sinais e sintomas de doenças respiratórias como gripe, resfriado, covid-19 ou até mesmo meningites (febre alta e repentina, cefaleia intensa, náuseas, vômitos) devem procurar imediatamente o serviço de saúde.

As Unidades de Saúde do município realizam a testagem para covid-19 e influenza A e B, que fica pronto em poucos minutos”, explica o enfermeiro Geovani Lombardi, supervisor da Vigilância Epidemiológica do município.

Outras orientações

Além disso, outra via de infecção, as mãos, devem ser higienizadas adequadamente.

Momentos para higienizar as mãos nas rotinas diárias para evitar doenças comuns no inverno:

  • Antes, durante e depois de preparar alimentos;
  • Antes e depois de comer;
  • Antes e depois de cuidar de alguém que está em casa doente;
  • Depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar

Siga sempre estes cinco passos ao lavar as mãos:

1. Umedeça as suas mãos com água limpa, corrente (morna ou fria), desligue a torneira e aplique sabão;

2. Ensaboe as mãos esfregando-as uma na outra com sabão;

3. Ensaboe as costas das suas mãos, entre os dedos e debaixo das unhas;

4. Esfregue as suas mãos durante pelo menos 20 segundos;

5. Enxágue as suas mãos em água limpa, corrente;

6. Seque as suas mãos utilizando uma toalha limpa ou seque-as utilizando ar quente.

Além dos cuidados com a higiene das mãos e com a etiqueta respiratória, a hidratação é fundamental nessa época do ano; alimentação adequada; a manutenção de atividades físicas regulares; o uso de roupas apropriadas para o período.

A vacinação também é fundamental para nos proteger de bactérias e vírus que podem causar várias doenças neste período de temperaturas mais baixas, conforme salientado pela enfermeira Ana Kneipp, supervisora de Imunização do município.

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).