Nesta quinta-feira (4), às 9h, a primeira sessão do GNC Cinema do Garten Shopping será especial com o lançamento do documentário sobre os Jogos de Integração do Parkinson, competição realizada em Joinville no ano passado com o apoio da Secretaria de Esportes (Sesporte) da Prefeitura.
“Foi um evento histórico para a cidade, o estado e o Brasil. Quem tem a doença tem muitas restrições e esse evento construído pela Sesporte trouxe a prática esportiva em um modelo competitivo para um evento esportivo. Os participantes puderam vivenciar atividades que antes não tinham condições de executar, graças às adaptações em cada modalidade”, afirma Douglas Steffen, secretário de Esporte.
O documentário produzido pelas Associações Viva Parkinson de Joinville, Blumenau e Balneário Camboriú concorre a uma participação no 7º Congresso Mundial de Parkinson (WPC 2026), que será realizado em Phoenix (Estados Unidos), de 24 a 27 de maio de 2026. O evento é considerado o maior congresso de Parkinson para pessoas com essa condição no mundo.
“Os Jogos de Integração do Parkinson surgiram com um objetivo claro: promover união, valorizar talentos e reafirmar que o movimento é sinônimo de vida. Mais do que uma competição, o evento tornou-se um encontro de força e superação”, destaca Alessandra Meneghini, presidente da Associação Viva Parkinson Joinville.
Os Jogos de Integração do Parkinson foram realizados em abril de 2024, na Univille, com a participação de 175 atletas de oito estados e 35 cidades brasileiras. A competição contou com várias modalidades, como padel, basquete, futebol, vôlei e bocha paralímpica. Agora, o documentário ajuda a compartilhar esse feito para que mais pessoas possam conhecer e replicar o evento, inclusive em outros países.
“O documentário celebra esse propósito e presta homenagem a todos que acreditaram e contribuíram para que a iniciativa se tornasse realidade, como participantes, apoiadores, patrocinadores e voluntários”, completa Alessandra.
Além de esporte, a competição também promoveu a integração entre os atletas e reforçou a conscientização sobre a doença de Parkinson.