Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Doar sangue é doar vida

Foto: Divulgação/Dr. Vicente

Por: Elissandro Sutil

15/06/2023 - 10:06 - Atualizada em: 15/06/2023 - 14:11

 

Nesta semana, o dia 14 de junho foi o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Desde a pandemia, quando as reservas dos bancos de sangue caíram quase a zero por falta de doadores, estamos lutando para recuperar os estoques, mas eles ainda estão abaixo de um nível seguro.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

No Brasil, 14 em cada mil pessoas são doadores. Esse número é apenas a metade do que recomenda a Organização Mundial de Saúde. Precisamos mais doadores para termos segurança de poder atender as emergências e urgências médicas que surgem a todo momento.

A doação de sangue é um ato de profunda humanidade e solidariedade, pois ela salva vidas.

O sangue é essencial para tratamentos e cirurgias de urgência e emergência e pode ajudar pacientes que sofrem risco de vida, além de apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. O sangue também é vital para o tratamento de feridos durante emergências de todos os tipos e tem um papel essencial nos cuidados maternos e neonatais.

O sangue é insubstituível e não pode ser produzido artificialmente, somente o sangue humano doado, coletado e armazenado nos hemocentros pode ser usado quando se faz necessária uma transfusão para salvar um paciente.

Todo sangue doado é separado em diferentes componentes como hemácias, plaquetas e plasma, assim, apenas uma unidade coletada pode beneficiar vários pacientes.

A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação ocorre imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml. É pouco para quem doa e muito para quem precisa!

Doar sangue não engorda nem emagrece, não faz mal à saúde, não afina nem engrossa o sangue. Isso que se ouve por aí não é verdade.

Homens e mulheres com boas condições de saúde, peso superior a 50 quilos e com idade entre 16 e 67 anos podem ser doadores, mas existem algumas restrições; para conhecê-las, consulte o hemocentro mais próximo de sua residência.

Doe! Seja um irmão de sangue! Doar sangue é doar vida!

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elissandro Sutil

Jornalista e redator no OCP