Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

DNIT retira radares de rodovias federais em SC para transição contratual

Foto: Reprodução/GDO

Por: OCP News

06/01/2026 - 09:01 - Atualizada em: 06/01/2026 - 09:17

Motoristas que circulam por rodovias federais em Santa Catarina, como a BR-101 e a BR-280, têm notado a ausência de radares de velocidade em diversos pontos. Em alguns trechos, os equipamentos foram retirados e, em outros, permanecem desligados, o que tem gerado questionamentos sobre a fiscalização e aumentado a percepção de “sumiço” dos dispositivos.

De acordo com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), a situação é resultado da troca da empresa responsável pela operação dos medidores eletrônicos no estado. Um novo contrato entrou em vigor em novembro de 2025 e, por isso, os aparelhos antigos estão sendo desinstalados gradualmente para que a empresa contratada possa implantar, aferir e calibrar seus próprios equipamentos.

A reinstalação ocorrerá de forma escalonada, priorizando pontos considerados mais perigosos, e a previsão é de que todo o sistema esteja plenamente em funcionamento ao longo de até 12 meses.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp