Fotos Divulgação
Alunos e professores da Escola de Educação Básica Profª Valdete Inês Piazera Zindars, localizada no Centro de Jaraguá do Sul, pararam as atividades por alguns minutos na manhã desta quarta-feira (12) para protestarem contra decisão do governo do Estado de demitir a assessora de direção da escola, professora Michele Thibes de Moraes Toraski, que será dispensada a partir do dia 1 de agosto em função de censo escolar de 2016.
Em ofício que será entregue ao governo do Estado, a APP da escola, o Conselho Deliberativo, o Grêmio Estudantil, professores, alunos e demais envolvidos na comunidade escolar solicitam a revisão de dispensa da assessora de direção. “A professora Michele desempenha um papel fundamental junto aos alunos e professores. Sua dispensa irá prejudicar o bom funcionamento do pedagógico de nossa escola e o atendimento que é prestado aos alunos e pais”, diz o documento.
https://www.youtube.com/watch?v=2E7DLtLFgkI&feature=youtu.be
A escola tem atualmente 505 alunos regularmente matriculados, o que dá direito a um assessor da direção, permitido para unidades com mais 500 alunos. Porém, a dispensa se ampara em levantamento do ano passado, quando este número era inferior. “Nos últimos anos, a Escola Valdete sempre apresentou número de alunos superior a 500 alunos, sendo o ano de 2016 foi uma exceção, onde a escola baixou seu total de alunos para 490. Justificamos tal baixa pela crise que estamos vivendo em nosso país, o que ocasionou a perda de emprego de muitos pais que acabaram voltando para suas cidades de origem”, diz o texto.
A comunidade escolar afirma que não seria plausível nem razoável ser prejudicada pela baixa. “Em agosto, a ATP (outra assessora) irá tirar licença e está em processo de aposentadoria. A diretora não quer ficar sozinha. Fizemos um documento pedindo explicações do governo sobre a decisão do corte”, comentou a presidente do Conselho Deliberativo Maristela Bresolin. O abaixo-assinado já conta com cerca de 600 assinaturas e será encaminhado ao Ministério Público.