A influência da tecnologia no Direito se intensificou nos últimos anos com a rápida disseminação da internet. A rede dinamizou as interações, diversificou as formas de ensino e mudou o consumo de informações, impactando diversas áreas, inclusive o ramo jurídico.
A tecnologia influencia diretamente questões práticas da rotina do advogado, como a tramitação e o gerenciamento dos processos. O mercado exige que os profissionais se atualizem constantemente, já que o oferecimento de um serviço eficiente depende do domínio dos recursos e tecnologias disponíveis.
A influência da tecnologia da possibilidade de melhor gestão do tempo, dos custos e a maior qualificação do serviço. Em um setor conhecido pela demora no alcance de resultados, a agilidade que a tecnologia proporciona está diretamente relacionada à satisfação do cliente.
A busca pela inovação e o gosto pela tecnologia estão no DNA e na história da MMD Advogados. O escritório é referência no cenário jurídico ao fortalecer a promoção dos direitos, deveres e inovar com estratégias sustentáveis e tecnológicas para atingir excelência.
O escritório está em constante busca por soluções inovadoras para gestão de contratos, prazos e processos, sempre com foco em oferecer uma experiência de parceria sustentável para os colaboradores, clientes e toda a comunidade. O ambiente é de total confiança e transparência, com foco em excelência, inovação e comprometimento.
Presente em Jaraguá do Sul desde 1991, a empresa foi fundada pelos advogados Paulo e Ricardo, que decidiram juntos escrever uma nova história repleta de conquistas e desafios. Após alguns anos, o terceiro sócio, Célio, passou a fazer parte do time, construindo assim a marca MMD – Mattos, Mayer e Dalcanale.
Em entrevista exclusiva ao OCP News, os profissionais falaram sobre a importância das inovações tecnológicas na área jurídica:
Como a tecnologia influencia na satisfação do cliente que procura por serviços jurídicos?
Muitos profissionais do Direito já perceberam o quanto a adequação às mudanças impactam o desenvolvimento de seus negócios. Nos últimos anos, a área jurídica evoluiu perceptivelmente em todas as suas vertentes. A busca por maior eficácia e eficiência nos serviços e o aumento da segurança e da celeridade nos processos são os principais motivos que sustentam a necessidade de transformar o “modus operandi” nessa área.
Atualmente, a tecnologia cria uma rede global de pessoas, estratégias e negócios. Esse desenvolvimento acelerado impacta também a tecnologia no setor jurídico e abre amplas oportunidades de crescimento e de aumento da competitividade.
Quais são os diferenciais que os avanços tecnológicos proporcionam para a área jurídica?
Precisamos estar atentos a mutação do mercado e as novidades do campo da Inovação Tecnológica, para estar aptos a atender às necessidades de empresas de qualquer ramo de atividade. Sejam elas tradicionais ou startups, que busquem por novos métodos de produção, gestão de dados, processamento de informações ou em soluções repetíveis e escaláveis.
Qual é a importância de se adequar às mudanças da modernização da área?
Para quem atua nesse ramo, mudar significa identificar novas oportunidades que se abrirão. O resultado se revela na modernização do setor, na maior produtividade dos envolvidos nesse sistema e, principalmente, na satisfação dos clientes com os serviços.
Assim como ocorre em muitas outras áreas, os profissionais do Direito também precisam manter a mente aberta e investir nas ferramentas tecnológicas disponíveis para esse setor. A tendência para quem não se adapta às mudanças impostas pelo desenvolvimento tecnológico é ser engolido pela concorrência e desaparecer do mercado.
Quais são as inovações já adotadas pela MMD?
Entendemos que hoje, os escritórios de advocacia estão cada vez se modernizando. Trabalhamos no escritório, por exemplo, com softwares para controles de prazos dos advogados, controle das horas utilizadas em cada trabalho. Esses programas permitem criar indicadores confiáveis, que são utilizados tanto dentro do escritório como por nossos clientes.
Temos um aplicativo que permite aos clientes terem suas informações na palma da mão – o acompanhamento em tempo real de seus processos, com planilhas que trazem informações acerca da sua maior demanda, provisionamento dos passivos e ativos.
Nosso sistema de gestão de contrato permite que o cliente solicite alterações diretamente na plataforma, ficando salvo o histórico da negociação e informando ao cliente quando o contrato irá vencer, a necessidade de renovação ou não.
Com gestão jurídica inovadora, os clientes contam uma estrutura inteligente e inovadora para a gestão de seus contratos, prazos e processos. Entre os avanços estão a controladoria jurídica, o software para gestão de contratos, o sistema de gestão de processos judiciais e aplicativo para acompanhamento dos processos em tempo real. A tecnologia permeia nossos debates e sempre levamos informações à comunidade empresarial onde estamos inseridos e à sociedade em geral.
Como os avanços tecnológicos facilitam a rotina de quem atua na área?
Existem inúmeras vantagens relacionadas ao uso da tecnologia no setor jurídico É possível aplicar algumas soluções para impulsionar a produtividade do trabalho.
Por exemplo, os recursos tecnológicos são vantajosos para a realização de reuniões, videoconferências ou até mesmo para negociações entre empresas parceiras e fechamento de acordos entre advogados e seus clientes. Utilizar essas ferramentas flexibiliza o cotidiano, por conta da falta de tempo, agenda apertada e problemas relacionados à locomoção entre os diversos locais em que os advogados precisam atuar. Por isso, poder contar com essas alternativas representa economia de tempo e de recursos também para a área jurídica.
Além disso, a informatização da rotina de trabalho é um dos primeiros passos para possibilitar a integração das principais atividades e, assim, facilitar a gestão de todos os processos. Essa medida é fundamental para possibilitar que os bancos de dados sejam constantemente atualizados. Também é uma forma segura e prática de conseguir que os documentos mais importantes sejam digitalizados e fiquem disponíveis para o acesso ou consulta online.
A tecnologia também otimiza a comunicação com os clientes, auxilia o advogado a diminuir o volume de documentos arquivados e a gerenciar os serviços sem a necessidade de estar presente nos tribunais, por exemplo. Quando bem empregados, os recursos tecnológicos podem tornar a rotina do advogado muito mais ágil, prática e dinâmica e permite que os profissionais desse ramo consigam mais tempo para se dedicar a outras atividades. Isso auxilia o bem-estar mental, reduz o cansaço físico, eleva a produtividade e melhora a qualidade de vida em diferentes aspectos.
Além disso, para auxiliar no controle de prazos ou para agilizar a agenda nos períodos em que o fluxo de atividades é mais intenso, o uso da tecnologia no setor jurídico torna-se um importante diferencial. Além de administrar e de acompanhar processos para não incorrer no risco de perder os prazos estipulados, muitos advogados possuem outras tarefas paralelas. Por isso, são essenciais os sistemas que auxiliem no controle da rotina por meio de alertas, notificações e outras formas de lembretes.
A possibilidade de compartilhar documentos online é outro diferencial. Normalmente, as empresas utilizam a computação em nuvem para realizar backup e armazenar — ou compartilhar — documentos. A possibilidade de conseguir economizar recursos financeiros e espaço físico nas máquinas ou em outros dispositivos beneficia bastante o trabalho dos advogados.
Acreditam que o uso da tecnologia foi impulsionado pela Covid-19?
Sim, a pandemia da Covid-19 alterou a rotina de todos, trazendo novos cuidados, preocupações e acelerando a modernização das atividades. Quebramos os preconceitos e barreiras de inabilidade e estamos aptos a resolver quase tudo sem sair de casa.
Nos habituamos com o autoatendimento, reuniões online, além de inúmeros aplicativos e plataformas passaram a fazer parte de nosso cotidiano. Somos espectadores e protagonistas de uma das maiores transformações da história, em curto espaço de tempo.
O novo formato de trabalho traz maior flexibilidade ao profissional e a empresa, oportunizando ao colaborador que trabalhe na sede (escritório), ou no conforto de seu lar, no já popularizado home office, trazendo as vantagens de desnecessidade de locomoção, produtividade, entre outros. Desafiamos o novo e estamos vivenciando o futuro.
Qual é a importância da criatividade para os negócios, incluindo a área jurídica?
Acredito que qualquer empresário sabe o quão importante é a criatividade para o seu negócio. Desde a criação de uma nova coleção, a apresentação de uma nova ideia, uma propaganda diferenciada para seus produtos, adoção de novos canais de venda, enfim, em tudo aplicamos criatividade.
Isso porque o pensamento criativo é algo inerente ao ser humano.Em nosso dia a dia somos compelidos a tomar inúmeras decisões, como nos vestir, o que comer, o que falar, como nos portar nas interações sociais, nas rodas de conversa, nos negócios, enfim, a todo momento.
Essa necessidade de entender e aplicar um pensamento criativo é ainda mais importante nos negócios. Utilizamos a criatividade para alavancagem e sustentação, pois em tudo a aplicamos.
No universo jurídico a todo momento estamos desenvolvendo soluções criativas e inovadoras para atender demandas cada vez mais complexas e abrangentes. Contudo a história nos mostra que mentes criativas, como a de Elon Muske, Steve Jobs, Bill Gates, Santos Dumont, Walt Disney, dentre tantos outros, obtém sucesso quando conseguem aplicar essa criatividade na prática. Idealizar e acreditar na ideia é importante, mas é necessário arregaçar as mangas e trabalhar.
Em qualquer empresa podemos estabelecer mecanismos e procedimentos para colaborar com a criatividade e, ainda mais importante, saber o que fazer com as ideias que são apresentadas. Criação de grupos de inovação internos servem não para gerar ideias disruptivas espontâneas, mas sim, para que as ideias surgidas possam ser avaliadas, testadas e desenvolvidas de modo organizado e com um propósito, uma finalidade.