Neste domingo (1º), foi celebrado o Dia Mundial da Luta Contra a Aids. A data, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1988, tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção do HIV/Aids, combater o preconceito e destacar a importância do diagnóstico precoce.
- Santa Catarina conquista certificação nacional por avanços no controle do HIV e Sífilis
- Filhote de golfinho ameaçado de extinção é resgatado em praia de Florianópolis
Em Jaraguá do Sul, como parte da campanha de conscientização, no próximo sábado (7), várias Unidades de Saúde estarão abertas das 8h às 13h para a realização de testagens rápidas de HIV, hepatite B, hepatite C e sífilis.
A ação acontecerá nas seguintes UBSs:
- UBS Wolfgang Weege – Barra
- UBS Oscar Oldenburg – Jaraguá 99
- UBS Renato Pradi – CAIC
- UBS Maria Rozisse da Rossa Ribeiro – Águas Claras
- UBS Germano Sach – João Pessoa
- UBS Alexsander Otsa – Rau
- UBS Padre Antônio – Nereu Ramos
- UBS Aroldo Schultz – Centro
- UBS Adilson Bassani – Vila Nova
- UBS Erich Kauffman – Vila Lenzi
- Central de Imunização
Foto: PMJS/Divulgação
“A iniciativa busca facilitar o acesso aos testes, incentivando a população a conhecer sua situação sorológica e iniciar, se necessário, o acompanhamento e tratamento adequado”, explica o secretário de Saúde, Rogério Luiz da Silva.
Campanhas educativas e ações de conscientização serão desenvolvidas nas UBSs ao longo do mês, com distribuição de preservativos e materiais informativos.
Vale destacar que, no município, todas as unidades de saúde e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) oferecem o teste rápido para HIV, de forma gratuita e confidencial. O procedimento é simples, seguro e os resultados ficam prontos em cerca de 20 minutos.
A testagem rápida é uma ferramenta fundamental para o controle da epidemia de HIV, o diagnóstico precoce permite que a pessoa viva com qualidade de vida e interrompa a cadeia de transmissão.
Além da testagem, a cidade também oferece acompanhamento especializado para pessoas vivendo com HIV/Aids. O tratamento antirretroviral está disponível gratuitamente e garante uma vida longa e saudável quando iniciado precocemente.
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 920 mil pessoas vivem com HIV no Brasil. No entanto, estima-se que aproximadamente 11% desconhecem sua condição, o que reforça a necessidade da ampliação da testagem. Neste ano o tema da campanha é: “Sigamos o caminho dos direitos”, fazendo alusão à necessidade de garantir o acesso a consultas, medicamentos, exames e atendimento humanizado no sistema público de saúde, além da constante luta contra o preconceito.