Dia Mundial da Reciclagem será comemorado na próxima sexta-feira (17)

Foto: Divulgação/Samae

Por: Elisângela Pezzutti

15/05/2024 - 10:05 - Atualizada em: 15/05/2024 - 10:59

O Dia Mundial da Reciclagem é comemorado anualmente no dia 17 de maio. Esta data foi criada para conscientizar as pessoas sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente e para incentivar práticas sustentáveis em todo o mundo. O Samae de Jaraguá do Sul reforça a importância da população participar do Programa de Coleta Seletiva Saco Verde, que tem como objetivo fomentar e incentivar a reciclagem no município por meio da separação correta dos materiais.

Em 2023, o Samae bateu o recorde, chegando a coletar 7.771 toneladas de materiais recicláveis, sendo a maior parte plásticos, papelão, papéis e vidros. Já o índice de materiais recolhidos pela Coleta Seletiva Saco Verde foi de 19,3% em 2023. Esses dados mostram um aumento do volume de materiais recolhidos no município e maior adesão da população ao programa.

O gerente do Resíduos Sólidos da autarquia, Deverson Simioni, explica que após a coleta, os materiais são encaminhados gratuitamente para as 12 cooperativas de reciclagem credenciadas com a autarquia, que realizam a triagem manualmente para então receberem a destinação correta. “Hoje temos mais de 80 famílias que estão diretamente envolvidas com as cooperativas e tiram deste trabalho o seu sustento. Outro dado relevante é que temos a previsão de distribuir em torno de 3 milhões de sacos verdes este ano no município, visando incentivar a população a participar do programa”, destaca.

Simioni salienta ainda que “o Dia Mundial da Reciclagem é uma oportunidade para reforçar a responsabilidade de cada um de nós na redução, reutilização e reciclagem de materiais, incentivando as pessoas a adotarem hábitos de consumo mais conscientes e a separar os resíduos recicláveis dos orgânicos e rejeitos, seja em suas residências, locais de trabalho e comunidades”.

Além do Dia Mundial da Reciclagem, o mês de maio foi instituído como Mês da Conscientização da Importância da Reciclagem em Jaraguá do Sul pela Lei Municipal Nº 9.339/2023, a partir de uma ideia da vereadora mirim Bianca Ropelato que, por meio de um requerimento, solicitou aos vereadores a criação do mês. Durante o período, poderão ser realizados eventos relacionados ao tema. Com essa iniciativa, a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, por meio dos vereadores mirins e em parceria com o Samae, promoverá uma exposição sobre reciclagem entre os dias 20 e 29 de maio, no Espaço Cultural Prof. Dolcídio Menel, que fica junto à sede da Câmara.

Segundo a coordenadora de Qualidade e Meio Ambiente do Samae, Déborah Melo Alflen, “estarão expostos materiais que podem ser descartados no saco verde ou levados até o PEV ao lado da Arena Jaraguá, bem como materiais que fazem parte do processo de logística reversa, entre outros. O objetivo da ação é conscientizar as pessoas sobre o descarte correto de materiais recicláveis”.

Outra ação será realizada na próxima quarta-feira (22) a partir das 14h30, quando os vereadores mirins farão uma visita à Cooperativa JVS, credenciada com o Samae, para conhecer o processo de triagem e como é realizada a destinação dos materiais recicláveis.

Notícias no celular

Whatsapp