Dia Mundial da Água: A importância da água para a vida no planeta

Foto: Divulgação PMJS

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

22/03/2023 - 10:03 - Atualizada em: 22/03/2023 - 10:34

O Dia Mundial da Água, comemorado anualmente no dia 22 de março, é uma data para lembrarmos da importância desse recurso natural essencial para a vida no planeta. A água é fundamental para a sobrevivência de todas as espécies, incluindo os seres humanos. Além disso, ela desempenha um papel fundamental em diversas atividades econômicas como a agricultura, a indústria e o turismo.

Por isso, o Samae e a Prefeitura de Jaraguá do Sul não medem esforços para cuidar deste líquido tão importante, investindo constantemente na modernização do sistema de tratamento e na distribuição de água. Atualmente, o Samae tem duas estações de tratamento de água: a ETA Central e a ETA Sul.

A ETA Central capta água do Rio Itapocu e tem uma capacidade de tratamento de 1.000 litros por segundo, atendendo 81% da população. Sua estrutura é moderna e foi inaugurada em junho de 2018, tendo capacidade de atender a população até os próximos 30 anos. Já a ETA Sul capta água do Rio Jaraguá, sua capacidade de tratamento é de 160 litros por segundo, atendendo 19% da população.

De acordo com o diretor-presidente do Samae, Onésimo Sell, “após a água ser captada nas estações e passar pelos processos de tratamento, a água é distribuída para 39 reservatórios instalados em diversos locais do município, com capacidade de armazenar 25 milhões de litros de água, e destes reservatórios acontece a distribuição para as residências, os comércios e as indústrias. São 936 KM de redes de água no município, que atendem mais de 74 mil economias”.

Onésimo Sell destaca que o Samae está sempre investindo no tratamento e na modernização do abastecimento de água, buscando levar o melhor serviço aos jaraguaenses.

“Em nossa região somos privilegiados por termos água em abundância e de boa qualidade. Hoje no Dia Mundial da Água é uma oportunidade para conscientizar e incentivar a população sobre a adoção de práticas mais sustentáveis em relação ao uso da água, evitando o desperdício, pois a água está nos alimentos, faz parte da nossa higiene e está nos produtos que consumimos. É um momento para reconhecer o papel crucial que a água desempenha em nossas vidas e em nosso planeta”, reforça.

Para comemorar o Dia Mundial da Água, o Samae está promovendo uma programação especial durante todo o mês de março, conhecido como o mês da água, com palestras em escolas e empresas, visitas de estudantes à Estação de Tratamento do Água, limpeza do Rio Itapocu em parceria com o Clube de Canoagem Kentucky, aula inaugural do Proeva e curso de formação para professores regentes do Proeva das escolas municipais, em parceria com a Secretaria de Educação.

No próximo sábado (25) o Samae estará realizando visita aberta ao público à Estação de Tratamento de Água – ETA Central, das 9 às 10h30, uma oportunidade para a população conhecer a estrutura e todo o processo de tratamento da água.

Notícias no celular

Whatsapp