O primeiro sábado de junho é mais do que especial para Florianópolis: comemora-se o Dia Municipal do Manezinho, instituído por lei no ano de 2005. Há duas décadas, a data celebra os nativos da Capital da forma como são popularmente conhecidos. Neste sábado (7), a Prefeitura de Florianópolis promove uma comemoração especial, com diversas atrações típicas da região, em homenagem à cultura e tradição local.
O evento contará com gastronomia regional, artesanato, manifestações culturais, exposições, entre outros. A celebração ocorre das 9h às 14h, no Largo da Alfândega, ao lado do Mercado Público, no Centro de Florianópolis, e é aberta ao público.
“O Dia do Manezinho é uma tradição importante para a valorização e preservação da identidade e cultura dos moradores da nossa cidade. A instituição dessa lei, que impulsiona o trabalho realizado por rendeiras e rendeiros de Florianópolis, é mais um passo fundamental para o fortalecimento das tradições, do artesanato e, consequentemente, da economia local”, declara o Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Roberto Katumi.
Para o evento, está prevista a sanção de um importante projeto que busca valorizar as atividades das rendeiras e dos rendeiros na cidade. A assinatura da lei que institui o Selo de Qualificação e Certificação das Rendas de Bilros no município será realizada pelo Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, às 11h30 no Largo da Alfândega.
O selo será uma garantia de que o produto é de elaboração artesanal, de qualidade adequada e produzido com parâmetros ecologicamente corretos, tendo procedência da cidade. A ideia é incentivar e valorizar a produção e comercialização das rendas e fomentar o artesanato municipal.
A programação ainda conta com uma série de atividades e atrações vinculadas à cultura da região. Os moradores poderão celebrar a data desfrutando de apresentações musicais, gastronomia típica e regional, exposições culturais, artesanato, roda de rendeiras, boi de mamão, entre outras atividades. A Feira do Mel e a Feira Orgânica e Hortifrutigranjeira também estarão ocorrendo no local.
O evento terá um concurso de tarrafada, tradição das comunidades pesqueiras. A competição avaliará a técnica, força e precisão dos participantes. A disputa está programada para às 10h30, no Largo da Alfândega, e as inscrições podem ser realizadas no local. O Dia do Manezinho também será uma oportunidade para os moradores e visitantes atualizarem a caderneta de imunização, com a participação da Van da Vacina da Secretaria Municipal de Saúde.
Por que “Manezinho”?
O Dia Municipal do Manezinho é comemorado no primeiro sábado de junho em Florianópolis, desde a instituição da Lei Municipal nº 6.764 de 2005. Há 20 anos, a data homenageia os cidadãos nascidos na cidade, reconhecendo a importância da cultura e da identidade.
Segundo o historiador, Sérgio Ferreira, a expressão “manezinho” é a forma popular como são conhecidos os nativos de Florianópolis. Sérgio explica que, antigamente, as pessoas usavam essa denominação para o povo do interior da Ilha, de forma pejorativa, a fim de caracteriza-los como “atrasados”. Dessa forma, então, surge o “mané”, “manezinho”.
O “manezinho” começou a ter outro valor a partir do troféu denominado “Manezinho da Ilha”, criado pelo jornalista Aldir Simões, e também por meio do atleta Guga Kuerten, nascido em Florianópolis. Guga expandiu a expressão à nível mundial, enquanto se denominava manezinho da Ilha.
Outras explicações, conforme pontua o historiador, estão vinculadas aos nomes dos moradores, que, em grande maioria, se chamavam Manoel. Além da espécie de peixe, comum da região, que também possui o nome de manezinho.
Confira a programação completa
Sábado, 7 de junho de 2025
- Horário: 9h às 14h
- Local: Largo da Alfândega, em frente ao Mercado Público de Florianópolis, no Centro
PALCO
- 9h – Roda de Rendeiras e Ratoeiras
- 9h30 – Rendeiras Cantadeiras da Lagoa da Conceição
- 10h30 – Pau de Fita
- 11h30 – Sanção da Lei: Selo de Qualificação e Certificação das Rendas de Bilro de Florianópolis
- 12h- Boi de Mamão do Sambaqui
- 13h- Gazu e Banda
CAFÉ E BAR DO LARGO DA ALFÂNDEGA
- 12h – Amigos do Samba
- 15h – Hoje tem Samba
- 17h – Guerra Samba Duo
MERCADO PÚBLICO
Apresentações musicais:
- 12h – Guilherme Partideiro
- 12h30 – Samba da Ilha
Gastronomia Típica e Regional:
- 10h às 19h – Bares e restaurantes
- 7h às 14h – Peixarias
Mix de comércios:
- 8h às 16h – Ala norte
LARGO DA ALFÂNDEGA
- Concurso de tarrafada: Início: 10h30 | Inscrições no local
- Jogos de Dominó
- Artesanato
- Renda de bilro, crivo, tear, roda de oleiro, cerâmica figurativa, rede de pesca, cestaria, entre outros
- Feira do Mel
- Feira Orgânica e Hortifrutigranjeiro
EXPOSIÇÕES
“Armazém das rendas”
- Demonstração e comercialização
- Local: Ala Norte do Mercado Público
“Côsas de Floripa” de Hamilton de Souza
- Local: Mural da Cultura | Ala Norte do Mercado Público
“Vigias” de Marcelo Mello
- Local: Galeria de Arte do Mercado Público | Sala José Cipriano da Silva (acesso pela Rua Deodoro, 60, piso superior)
“Pão por Deus” de Jone César Araujo
- Local: Largo da Alfândega
Bonecos do Berbigão do Boca
- Local: Largo da Alfândega
“Sermão de Santo Antônio aos Peixes” do Coletivo de Artista e Liliane Motta da Silveira
- Local: Largo da Alfândega
“Florianópolis Sua Linda” de Luciano Martins
- Local: Largo da Alfândega
“Oceano que nos Une: 275 anos da Presença Açoriana em Santa Catarina”
- Local: Largo da Alfândega
“Acervos da Casa da Memória Anita Hoepcke da Silva”
- Local: Largo da Alfândega
“Ressoe” de Ruchita
- Local: Largo da Alfândega